Nossa vida parece sempre ameaçada por desafios exteriores, situações inesperadas ou não, desagradáveis ou até mesmo desesperadoras que testam ou aniquilam nossa paz, equilíbrio e resistência...
Tais episódios geram dor e mágoa que, por sua vez, nos fazem reagir das mais variadas formas.
Tentando livrar-se da dor, do problema que parece de impossível solução, o ser humano pensa até mesmo em morrer... Os números oficiais de suicídio publicados anualmente comprovam isso e são alarmantes.
Mas, já ficou bem claro que o suicida não quer morrer; ele quer apenas se liberar da dor insuportável e, nesse momento de crise, a ideia da morte surge como a única saída viável.
Estudos comprovam que 90% dos casos de suicídio poderiam ser evitados. Ou seja, esta realidade pode ser mudada se houver maior esclarecimento sobre o assunto que ainda é tabu.
Muitas vezes, diante das nossas dores, dos nossos insucessos cotidianos, deixamos de lado a paciência, o raciocínio lógico, a serenidade... isso é compreensível mas não mais tolerável.
Está na hora da mudança. Hora de aprender a estabelecer momentos de reflexão para – diante da dificuldade, do problema - aquietar a mente e encontrar, dentro de nós mesmos, as ferramentas que nos levarão à solução do problema enfrentado. Ou, óbvio, ter coragem de pedir ajuda, de falar a respeito do problema...
Sempre que a dor quiser falar mais alto e tentar nos dominar, vamos dizer ‘não’ a ela. Vamos tentar assumir o controle dos nossos pensamentos; agir racionalmente e não reagir; respirando fundo e aquietando a mente com a paz da meditação ou com o silêncio da prece.
Nascemos dotados de força de vontade. “Se te parece fraca, é porque não a tens exercitado”, ensina-nos Joanna de Angelis. Começa tentando corrigir os pequenos hábitos e, aos poucos, vai passando para desafios maiores.
Vamos treinar nossa força de vontade como treinamos nossos músculos.
Com o pensamento e a vontade disciplinados, conseguiremos atingir nossos objetivos com maior facilidade. E encontrar a solução para os problemas...
Com calma e paz, teremos melhores condições de compreender o que está ocorrendo e enfrentarmos, tranquilos, os novos desafios que a vida nos concede.
Suicídio não é solução, nunca! Nossa maior riqueza é a vida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário