sexta-feira, 24 de abril de 2020

Matemática da pandemia: escassez de leito + excesso de pacientes = morte, por Ana Echevenguá





Estou em Santa Catarina. As notícias a respeito da pandemia que nos chegam dos demais estados brasileiros são tristes. Especialmente do Amazonas, encravado na Floresta Amazônica, o pulmão do mundo.

Tão absurdo morrer sem oxigênio no Pulmão do Mundo! Qual o aprendizado que devemos extrair disso?



Lembrei-me de um livro na biblioteca de meu pai: ‘A Morte ronda o fumante’. Na capa, uma caveira e um fumante envoltos na fumaça de um cigarro. 


Meu pai, militar e fumante, leu este livro e continuou fumando... Eu, criança ainda, não entendia como isso era possível. 

Meu pai era um homem culto. Devorador de livros, de jornais... Será que ele se julgava imune aos efeitos do cigarro, negava as verdades contidas no livro?

Não sei... Mas, talvez as pessoas que, apesar dos dados letais sobre a pandemia, se expõem deliberadamente ao contágio do coronavírus, brigam pelo fim da quarentena, pensem da mesma forma... negacionistas do inegável!

O prefeito de Manaus disse que o contágio aumentou porque a população local não respeitou a quarentena. 

A quarentena é um método preventivo simples que tenta evitar os resultados da seguinte operação matemática: escassez de leito + excesso de pacientes = morte.

Ah! Vida real!

Agora, no Amazonas, além de abertura de valas comuns para os mortos, tudo o que resta a fazer é um  pedido de intervenção federal na Saúde. 

É horrível saber que a Saúde Pública amazonense conta com 118 leitos de UTI, que falta ventilador mecânico, médico e equipe. Com isso, os pacientes morrem no prévio atendimento (na UPA e na ambulância), por falta de vaga nos hospitais. (https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2020/04/23/interna-brasil,847395/saiba-por-que-manaus-entrou-em-rapido-colapso-com-os-casos-de-covid-19.shtml)

A situação nos demais estados não deverá ser diferente... a morte rondando a porta de casa...

Sei que não é hora de falar do descaso corriqueiro da Administração Pública para com o setor da saúde ou da conivência do eleitor que com este descaso... faz tempo que  vilipendiamos nosso voto.

É hora de ter coragem e esperança. ‘Jesus está no leme deste barco’ virou meu mantra atual...

É hora também de rezar, agradecendo por estarmos ainda vivos, com saúde e capacidade de ajudar; pedindo a Deus que alivie a dor das famílias atingidas pela pandemia; e que proteja os abnegados profissionais de saúde que estão em contato direto com os enfermos, doando seu talento, suor e apoio moral...
   


O coronavírus não veio em vão, por Ana Echevenguá


Os habitantes do nosso amado Planeta estão interconectados em virtude da  maior crise socioambiental da história da Humanidade. Um vírus tão minúsculo e tão poderoso transformou cada ser humano em provável fato gerador da morte de outro ser humano. 
Claro que a origem desta pandemia está nas nossas escolhas, comportamento, estilo de vida, ... é a Lei de Causa e Efeito regendo o Universo. 

Se somos fato gerador do problema, precisamos ser fato gerador da solução. E seremos, com sucesso! Reencarnamos para nos lapidarmos, evoluirmos... 

Mas, esta evolução está exigindo mudanças de hábitos, precisamos nos reinventar... Não dá mais pra pensar egoisticamente, querendo cuidar apenas dos nossos problemas e interesses pessoais. A pandemia mostrou que o que ocorre com meu vizinho me afeta diretamente; que tenho que prestar atenção nos demais condôminos do Planeta... O vírus – que não escolhe sexo, raça, credo, status social - confirmou a nossa igualdade: somos todos iguais, finalmente!

A pandemia nos fez lembrar que estamos de passagem pela Terra, experimentando a atual encarnação. O vírus está lá fora alertando-nos sobre a brevidade da vida; deixando bem claro que nada nos pertence, nem  nosso corpo... 

Ta na hora de colocarmos em prática a fraternidade, a solidariedade sem fronteiras... Isso virou questão de autossobrevivência. Ta na hora de entendermos que, assim como eu, meu próximo também é obra divina, digno de respeito, cuidados e de amor. 

O coronavírus não veio em vão; por causa dele, vamos nos reinventar... A pandemia pode nos ajudar, e muito, na nossa evolução espiritual, na tomada de decisões mais acertadas, observando o bom uso do nosso livre arbítrio.


quinta-feira, 23 de abril de 2020

Cuide dos seus pensamentos, por Ana Echevenguá


Guardamos muito lixo nos arquivos da nossa Mente. Informações que atrapalham nossa vida, não nos ajudam em nada, que nos adoecem... Lixo mental.

Somos seres civilizados, asseados, fazemos faxina nas nossas casas, gavetas, computador... Mas, esquecemos-nos da necessidade de fazermos faxina na mente, onde armazenamos  uma infinidade de arquivos deletáveis: meu pai brigou comigo na infância, fui demitida sem justa causa, meu marido me traiu, sou gorda, tenho rugas... Guardar pra quê??? 



Pensamento – positivo ou negativo - é energia, onda mental eletromagnética. E emanamos esta energia aos outros, encarnados e desencarnados, que simpatizam com os nossos pensamentos... como estamos em constante intercâmbio, no cotidiano, entramos em sintonia com as ondas mentais dos que pensam como pensamos. 

E, sem perceber, atraímos ou repelimos os recursos mentais, positivos ou negativos,  segundo os pensamentos que escolhemos.

Mas, pensamentos negativos são tóxicos; além de atrair energia negativa, atraem as presenças doentias de entidades espirituais perturbadas ou malvadinhas.

Hora de colocar em prática o “vigiai e orai”. A sugestão é vigiar internamente todos os pensamentos e sentimentos. Coloque um ‘guarda’ vigiando a ‘porta de entrada’ dos seus pensamentos. É a cura pela atitude. Se o pensamento ou sentimento é positivo, equilibrado, amoroso, deixe-o entrar.  Se for negativo, egoísta, desequilibrado, barre sua entrada. Não brigue com ele: agradeça e o deixe ir embora. Foque, em seguida, em pensamentos bons, elevados, que tragam bons sentimentos e atraiam boas energias.

A seleção dos pensamentos é um  hábito que deve ser implantado, aos poucos, no subconsciente até que se torne rotina. Manter a  Mente focada nas ideias positivas, iluminativas garante bem-estar íntimo, sanidade, alegria de viver...

Joanna de Angelis dá-nos uma dica interessante em seu livro Orientação Terapêutica à Luz da Psicologia Espírita: “Toda vez que ocorrer um pensamento servil, doentio, perverso, malicioso, injusto, de imediato substituí-lo por um digno, saudável, amoroso, confiante, justo, sustentando-o com a onda de irradiação do desejo de que assim seja realizado”. 

Mente e corpo funcionam de modo parecido.  Se eu quero ser sadio, preciso cuidar da minha alimentação, fazer exercícios físicos... Se quero ser mentalmente saudável, preciso cuidar dos meus pensamentos... 

No livro ‘A Course in Miracles’, há um ensinamento bem interessante, que podemos adotar: "Não deixe que entre na sua mente nenhum pensamento que não provenha de Deus." 



segunda-feira, 20 de abril de 2020

A sua mente cria a sua realidade, por Ana Echevenguá



A Ciência já comprovou que somos dotados da capacidade de materializar, que nossa mente tem o poder de mudar nossa realidade, descortinando outras formas de bem viver.

O que pensamos com insistência, hoje ou mais tarde, tornar-se-á realidade. Nossos desejos corporificam-se, de início, no campo mental; depois materializam-se no corpo físico.

Se não estamos vivenciando a realidade desejada, talvez haja algo errado com nossos pensamentos... talvez haja chegado a hora de   mudá-los. 

Orientações como essa podem ser encontradas na  Bíblia: "Transformai-vos, renovando a vossa mente" ou "O homem é aquilo que pensa que é". 

Segundo o filósofo Ralph Wando Emerson "O homem é aquilo em que pensa durante todo o dia." 

Se é assim, pense positivo sempre! É um treinamento de vigilância constante: mude seus pensamentos e tenha fé na realização dos seus desejos. A fé é a chave que abre a portas para o milagre da vida. Todos os sonhos são concretizáveis, mas só você é capaz de trazer a vida que anseia.

‘Eu posso, eu crio, eu realizo’. Creia que tudo, absolutamente tudo, é possível. O que pulsa no seu coração já existe no campo vibracional das infinitas possibilidades.

Dentro de você estão as ferramentas para mudar sua vida, para vencer os medos e a falta de autoconfiança, para suplantar qualquer dificuldade de sua vida. Não esqueça: dentro de você está a força para mudar a sua vida!

Assim, confie em você, nas forças internas que carrega e nas forças divinas que o cercam. Deus é Criador e você é o cocriador da sua realidade!

O Universo é abundante, rico em saúde, paz, relacionamento, dinheiro, sucesso... basta você sintonizar com o que busca.

O mundo é dos que ousam! Se "O homem é feliz quando decide ser feliz" – frase célebre de Abrahan Lincoln – decida agora ser feliz e foque, a todo instante,  na abundância infinita do Universo.






‘Breve instante’, por Ana Echevenguá



Segundo o Dicionário Michaelis, tempo é um período ininterrupto de momentos no qual os eventos ocorrem. Horas, dias, semanas, estações do ano...

Então, nossa vida é feita de momentos fragmentados no tempo. Uma grande colcha de retalhos...

Outro dia, revi o filme Nosso Lar, baseado no livro de mesmo nome, e me surpreendeu uma passagem em que um dos Ministros falava sobre os lapsos de tempo: “Um breve instante, um instante capaz de mudar nossas existências pra sempre...”. 

Daí, fiquei pensando: Quanto tempo é necessário pra reconstruirmos o que conseguimos destruir em um instante?

Quantas vezes, movidos pela ilusão ou pela paixão, vivenciamos momentos que nos proporcionam certo prazer e que,  logo, se transformam em dor, em sofrimento?

Você deve conhecer vários exemplos desses ‘breves instantes que modificam vidas para sempre’: sexo sem proteção que implica gravidez indesejada ou DST; dirigir veículo em alta velocidade e provocar a morte de alguém; aceitar o convite pra usar droga; agredir verbal ou fisicamente e gerar o fim de relacionamentos...

Como nos ensina Joanna de Angelis, “a fantasia injustificada responde pelo choque inevitável com a realidade”.

Estou me referindo à cautela na tomada de decisões e não a medo de agir, a pessimismo exacerbado. Pensar antes de agir para evitar arrependimento posterior. Precipitação e falta de autocontrole podem gerar danos, às vezes, irreparáveis.

Roberto Carlos cantava: “Não quero seu amor por um momento e ter a vida inteira pra me arrepender...”.

Somos dotados de uma ferramenta incrível: o livre-arbítrio. Se nascemos com tarefas a executar neste mundo, em determinada quota do tempo, com data certa de retorno à Casa, devemos usá-lo de forma adequada...

Poucos sabem que o que pensamos ser erro nada mais é do que processo evolutivo das criaturas. Bem e Mal ocorrem de acordo com as necessidades dos carmas, individual e coletivo.

Lembrando de uma das máximas do neuropsiquiatra austríaco, Viktor Frankl: “Quando a circunstância é boa, devemos desfrutá-la; quando não é favorável devemos transformá-la e quando não pode ser transformada, devemos transformar a nós mesmos”.

Assim, valorize o tempo e não canalize a força potencial dos instantes para atitudes impensadas.