sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Banana é saúdavel sim!, por Ana Echevenguá



Todo mundo quer parecer saudável, sarado, ... para tanto, vale suco detox, malhação, comida natureba, refeição diet e light... enfim, todo dia surgem boatos sobre a nossa ‘melhor alimentação’... já proibiram ovo e manteiga da nosso prato, já colocaram danoninho, Coca-cola e Red Bull na nossa dieta...

Bom, fiz este preâmbulo porque hoje ouvi algo inusitado. Duas mulheres disseram-me que não comem mais banana porque esta provoca celulite. Óbvio que me soou muito estranho porque adoro banana.



De imediato, lembrei-me do tenista Gustavo Kuertem (o manezinho Guga) comendo bananas durante os intervalos das partidas. Quem lembra disso? 



A bailarina e coreógrafa Beatriz Apati entende que o dançarino precisa cuidar muito bem do seu corpo; este é seu instrumento de trabalho. Para tanto, cuidar da alimentação é essencial. E uma das frutas que ajudam na liberação de energia para a hora da dança é a banana. Desde criança, inseriu esta fruta em sua dieta diária.




Claro que Guga e Beatriz estão cobertos de razão!

Ainda assim, fui perguntar pra minha amiga nutricionista, através da tecnologia de ponta oriunda do WhatsApp. A resposta veio rapidinho: 

Nada disso! A banana é rica em potássio, que ajuda a regular a quantidade de água no nosso corpo e a reduzir a retenção de líquidos. Além de reduzir a celulite, ajuda o trabalho do sistema linfático, melhorando a circulação dos líquidos. [...]



Ana, diz pra elas que esqueçam a celulite e se lembrem da saúde. Assim, toda vez que forem comer pensarão em escolhas saudáveis. Celulite não é algo consistente ou sustentável. Chega o inverno, as pessoas se cobrem e nem lembram da celulite. Chega o verão, lembram, e acabam perdendo peso rapidamente, o que é péssimo para a  saúde porque gera flacidez. Escolham a saúde e alimentação saudável. Bebam muita água: isto é fundamental. Mesmo no frio!”

Como ela é uma grande terapeuta holística, acrescentou: “precisamos pensar no Fator Aceitação. O sexo feminino possui celulite em algumas regiões do corpo. Então, alguma celulite nós possuímos. É inevitável! Portanto, aceitação é uma  ótima escolha tambem. Daí, a gente relaxa”.

Dieta Saudável e sadia qualidade de vida formam um par perfeito. Mas, é preciso cuidado e cautela frente ao surgimento de mitos que, na maior parte das vezes, são criados pelo marketing nefasto da indústria de alimentos elaborados e da indústria farmacêutica.



Já que me certifiquei de que a banana não é a vilã da estória, convido-os a curtir o grande Raul Seixas cantando "Minha avó já me dizia [...] A banana é vitamina que engorda e faz crescer...".



quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Poetar, por Ana Echevenguá




O mundo da poesia,
onde cada palavra irradia 
a sábia mente do autor,
é o mesmo mundo real.


 

O poeta mescla ação e emoção,
cores e cheiros, terra e céu.
Sua caneta é o cinzel
verbalizando a criação.



Assim, torna a vida mais bela
e os amores mais possíveis. 


A Era da Vida Banalizada, por Ana Echevenguá

Morremos de medo, de depressão,
de craque e de cocaína,
se não vemos a luz na próxima esquina.



Morremos por causa da gula,
Por não entendermos um ‘não’
Ou da certeza de sermos heróis.

É a Era da Vida Banalizada:
Perdeu seu valor,
Não serve pra nada
E o certo é dar um ‘basta’.


Os números continuam escondidos
Pra não criar alarde.
Quem quer falar?
Quem quer ouvir?
Psiuu! A novela das oito vai começar!
Deixa isso pra mais tarde...




Suicídio? Nem pensar!!! - Ana Echevenguá

Hoje, a página do Facebook denominada “Suicídio Nem Pensar” está aniversariando... Várias mensagens de parabéns foram postadas. Obrigada a todos! 


Palmas efusivas porque ela é um sucesso! Há tempos, o limite máximo de 5.000 amigos foi atingido. E, por enquanto, não há como adicionar os interessados que enviam solicitação de amizade. As regras estipuladas pelo Facebook são rígidas e devem ser cumpridas.

Dentre as informações da página, percebe-se claramente o intuito de esperançar os participantes para um convívio pacífico consigo e com os demais... Interromper o curso da vida? Nem pensar!

E hoje – 10 de setembro – é o Dia Internacional de Prevenção do Suicídio. Um dia para refletir sobre a importância de estarmos vivos, encarnados, com uma tarefa singular a cumprir em prol da nossa evolução. Vivos e condenados à evolução!



A inviolabilidade do direito à vida é uma das garantias constitucionais a todos os brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil. Isso consta com todas as letras na nossa Constituição Federal!

Ou seja: se ‘navegar é preciso’, conforme disse o poeta, ‘viver é fundamental’! Para tanto, a nossa Carta Magna trata do tema.

E isso a página ‘Suicídio Nem Pensar’ tenta repassar... Viver com esperança de dias melhores, com a certeza do amor reinante, com a vontade de fazer o bem, para si e para os outros...

A palavra Esperança remeteu-me às obras de Joanna de Angelis, minhas prediletas. Por quê? Porque eu quero viver bem, quero ser feliz e, para tanto, preciso alimentar minha alma com palavras positivas, amorosas, esperançosas... E as lições da grande Joanninha me proporcionam isso.

Por exemplo, o livro “Vida Feliz” encontra-se eivado de mensagens que envolvem esperança, autoamor, autocura, fé em Deus... Vejam seu primeiro capítulo:

“Saúda o teu dia com a oração de reconhecimento.

Tu estás vivo.

Enquanto a vida se expressa, multiplicam-se as oportunidades de crescer e ser feliz.

Cada dia é uma bênção nova que Deus te concede, dando-te prova de amor.

Acompanha a sucessão das horas cultivando otimismo e bem-estar”.



É tudo tão simples: se eu estou vivo, encarnado, cercado de pessoas queridas, tenho múltiplas chances de ser feliz! Se viver é uma benção do Criador, não posso desperdiçá-la...

Parafraseando o grande Vinicius de Moraes, vamos viver a Vida em cada vão momento, e em seu louvor vamos espalhar nosso canto...
Vamos cuidar bem de nós mesmos, cultivando otimismo e bem-estar. Ainda há muito a fazer!   

Assim, parabéns a todos os que entendem que a vida é o bem maior a ser preservado. A todos os que lutam arduamente para reduzir os números assustadores de suicídio, uma epidemia que mata mais de 800 mil pessoas por ano. Em setembro do ano passado, a  Organização Mundial da Saúde publicou que, a cada 40 segundos, um suicídio ocorre em algum lugar do mundo. 

Suicídio? Nem Pensar!!!!  A vida é bela; só nos resta viver!!



Carolzinha e o Evangelho no Lar, por Ana Echevenguá

Carolzinha é uma menina doce e meiga. Dotada de grande vivacidade e de um sorriso encantador. Estava feliz porque iria para a casa da avó, na praia:




- Vó, amanhã, eu vou rezar junto contigo. E vamos fazer aquele remedinho. Sabias que aquela água é mais gostosa que as outras? Tem um gosto diferente e bom.

Carolzinha referia-se ao ‘Evangelho no Lar’ que sua avó costuma fazer às segundas-feiras. E o ‘remedinho’ é a água fluidificada que bebem juntas após o término das orações.



Criança é uma benção dos Céus! Guardam em sua memória passagens simples do cotidiano, dando a estas um significado especial! Seus corpinhos jovens podem ser o templo de espíritos mais antigos do que nós, mais evoluídos, que estão ao nosso lado tão somente para colaborar com nosso crescimento... prestem atenção em seus discursos: tudo é aproveitável!


Ao escrever a última frase, lembrei-me de Joanna de Angelis, em seu livrinho mágico Vida Feliz: “Quem visse aquele menino, em Nazaré, no passado, entre outras crianças, brincando descuidadamente, não poderia imaginar que era o Construtor da Terra, nosso Modelo e Guia”.





terça-feira, 8 de setembro de 2015

Professora Bia e as Meninas Dançantes



Ana Echevenguá

Por enquanto, o Grupo Sapatilha dos Sonhos conta com quinze meninas encantadoras que estão adolescendo... E, assim, despertam – gradativamente - para a musicalidade, para a expressão corporal, para o sucesso de trabalhar em equipe, para a solidariedade, ...



E já são vencedoras! Movimentam-se graciosamente em harmonia e manifestam alegria, amor e prazer em cada pequeno gesto! Tudo isto sob a coordenação de Beatriz Apati, bailarina experiente e coreógrafa dotada de criatividade; enfim, uma profissional jovem que repassa – com firmeza e candura – seus conhecimentos adquiridos com grande sacrifício.




‘Professora Bia’, como carinhosamente a chamam, dá aulas gratuitas de balé às meninas de família de baixa renda que não possuem condição financeira de arcar com estes custos. 





E ela quer mais meninas em seu  “Projeto Dança para Todos”, um sonho que está se concretizando. Quer expandi-lo, pois entende que o balé é muito importante para o despertar das emoções, da autoestima, da feminilidade, da importância de cuidar da saúde, do corpo e de se expressar através deste... 



“... toda menina sonha em ser princesa, em ser bailarina... O meu sonho de ser bailarina se realizou. E eu quero ajudar as meninas que estão dispostas a isso a também realizar seus sonhos”.





Doando tempo, trabalho e talento... Ana Echevenguá


Eles poderiam estar fazendo qualquer coisa, num sábado chuvoso, às vésperas do feriadão de Sete de Setembro... Mas optaram voluntariamente por ajudar no evento que busca despertar a atenção para os malefícios da Fibrose Cística e a sua prevenção.




As meninas da dança estavam  acompanhadas por seus familiares... adultos e crianças sorridentes e felizes! 




Ah! Dançar – uma arte com a qual, há aproximadamente cinco meses – vem mantendo contato semanal através da grande Beatriz Apati, bailarina experiente e coreógrafa dotada de criatividade; enfim, uma profissional que repassa – com firmeza e candura – seus conhecimentos adquiridos com grande sacrifício.



O carrinho de pipocas do seu Elizeu e esposa estacionou na Praça da Estação, em Joinville. Logo após, Maria & Luiz chegaram com seu furgão de cachorro quente. Estavam ali, contagiados pela alegria do local, distribuindo o melhor de si...




Comida e bebida gratuita! Viva! Todo mundo divertiu-se com tais delícias... até os mendigos que por ali circulavam e queriam maior integração com os participantes do evento.

O sol, tão desejado, tambem foi solidário e se fez presente, por algum tempo... afinal, ele era o grande responsável pelo sucesso da festa.

Para as crianças, foi uma aula de ajuda ao próximo, de viver em grupo e de práticas saudáveis de cidadania.



Para os adultos, a certeza de que é fácil participar, de forma voluntária, dinâmica e alegre, da construção de um mundo melhor... 



Solidariedade é isso: doar tempo, trabalho e talento para uma justa causa!