quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Campanha Outubro Rosa, artigo de Ana Candida Echevenguá





Ano de 2016. Começou o mês de Outubro. Com ele, a Campanha Mundial de Prevenção ao Câncer de Mama. É o Outubro Rosa: um mês inteiro voltado à conscientização da importância do diagnóstico precoce.

A Campanha foi criada em 1990, em Nova Iorque, lançada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure para combater o preconceito e divulgar ações direcionadas à prevenção do câncer de mama. A partir de 1997, surgiu a ideia de enfeitar a cidade com laços rosas... e as iniciativas cresceram: surgiram desfiles, corridas, shows, etc...



Em 2002, a Campanha chegou ao Brasil e, atualmente, a adesão é quase total. 

Participe também deste movimento que salva vidas! 

Adote o seu Dia Rosa para realizar a mamografia, forma mais eficaz de verificar os indícios do câncer de mama, capaz de diagnosticar nódulos menores do que 01 centímetro. 



Ana  Candida  Echevenguá, OAB/RS  30.723, OAB/SC 17.413-A, advogada e articulista, especializada em Direito Ambiental e em Direito do Consumidor. Coordenadora do Programa Eco&Ação, no qual desenvolve um trabalho diretamente ligado às questões socioambientais, difundindo e defendendo os direitos do cidadão à sadia qualidade de vida e ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. email: anaechevengua@gmail.com

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Prova da existência de Deus, texto de Ana Candida Echevenguá





“A existência de Deus se expressa cada vez mais, com tonalidades fulgurantes, em toda a literatura humana, mostrando e fazendo sentir a todos os povos que o Criador se encontra mais perto de nós do que nós uns dos outros”. Espírito Miramez - http://www.olivrodosespiritoscomentado.com/q1a1019-1.html


Em 2008, estudando leis da Física e da Filosofia, o pesquisador polonês Michael Heller comprovou matematicamente a existência de Deus. 

Com isso, criou uma nova teoria - a “Teologia da Ciência” - e foi agraciado pela Fundação Templeton (renomada instituição que integra pesquisadores de todo o mundo), sediada em Nova York, com um dos mais cobiçados prêmios em dinheiro: US$ 2,87 milhões de dólares. 



Heller estudou profundamente a teoria mais aceita para a criação do Universo (do Big Bang) baseando-se na Teoria da Relatividade, da Mecânica Quântica e da Geometria Não-Comutativa. Porque "Ao questionar (a causalidade primeira) não estamos apenas falando de uma causa como qualquer outra. Estamos nos perguntando sobre a raiz de todas as possíveis causas"

Para ele, Religião e Ciência caminham de braços dados:  "A ciência nos dá o Conhecimento, e a religião nos dá o Sentido. Ambos são pré-requisitos para uma existência decente ... Invariavelmente eu me pergunto como pessoas instruídas podem ser tão cegas para não ver que a ciência não faz nada além de explorar a criação de Deus." 

Comparei as explicações científicas de Heller com o conteúdo de O Livro dos Espíritos, o primeiro livro – sob a forma de perguntas e respostas - publicado por Allan Kardec, em 1857. Uma das obras básicas do Espiritismo.



No capítulo destinado às provas da existência de Deus, Kardec lança a seguinte pergunta aos amigos espirituais “Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus?”
 
E eles respondem: “Num axioma que aplicais às vossas ciências. Não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e a vossa razão responderá.”

Traduzindo em miúdos: podemos encontrar a prova da existência de Deus na máxima da Ciência: ‘causa e efeito’

Ora, as pesquisas de Heller basearam-se também na causa e efeito. Até hoje, ninguém conseguiu explicar a origem (causa) da grande explosão (efeito). Inexiste prova do que houve antes do Big Bang. E dificilmente alguém conseguirá comprovar o que havia antes do Universo existir. Assim, ele  afirma que Deus criou o Big Bang. E, desta forma, a Ciência encontrou Deus neste momento. 


“Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e a vossa razão responderá.”

Voltando à Questão 04, lemos que Kardec, ao comentar a resposta apresentada, complementa:  “Para crer-se em Deus, basta se lance o olhar sobre as obras da Criação. O Universo existe, logo tem uma causa. Duvidar da existência de Deus é negar que todo efeito tem uma causa e avançar que o nada pôde fazer alguma coisa”.    
  

                  
Não é isso que a teoria de Keller sustenta? Houve uma causa originária para o Big Bang. É inegável que ele não poderia ter surgido do ‘nada’.

Como bem explica o Espírito Miramez, ainda na análise da Questão número 04 do Livro dos Espíritos: “...  E cada um, em cada coisa existente, registra a Sua presença insuperável, de acordo com o seu porte evolutivo; eis aí a justiça, o próprio Amor...”. Afinal, “... Não existe alguém na face da Terra que não creia em Deus. Existem, sim, alguns que ainda não perceberam a Sua paternidade, por orgulho ou ignorância, o que não deixa de ser a mesma coisa...”.

No campo científico, Michael Heller ainda sofrerá os embates e dúvidas de seus pares a respeito do tema. No entanto, encontrará apoio na Filosofia e Ética espíritas, que são as novas matrizes da Religião do Amor. 



Ana  Candida  Echevenguá, OAB/RS  30.723, OAB/SC 17.413-A, advogada e articulista, especializada em Direito Ambiental e em Direito do Consumidor. Coordenadora do Programa Eco&Ação, no qual desenvolve um trabalho diretamente ligado às questões socioambientais, difundindo e defendendo os direitos do cidadão à sadia qualidade de vida e ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. email: anaechevengua@gmail.com