quarta-feira, 22 de abril de 2015

'Meu Pequeno Evangelho', por Ana Echevenguá






Segundo Joanna de Angelis, “quem aspira por um futuro melhor para a Humanidade deve contribuir para a educação e a vida infantil”.

Olhando à nossa volta, deparamo-nos com tantas iniciativas neste sentido.

Citarei um exemplo. A editora Boa Nova lançou o livro infanto-juvenil ‘Meu Pequeno Evangelho’. Os autores são Alã Mitchell, Luis Hu Rivas e o renomado Mauricio de Sousa, responsável pelas ilustrações da obra. Segundo a empresa "Neste livro, a Turma da Mônica recebe a visita de André, um primo do Cascão que vai apresentar para as crianças conceitos do Evangelho que todos podemos usar no dia a dia, independentemente da religião que praticam. Meu Pequeno Evangelho traz lindas mensagens de amor, caridade e humildade, contadas de forma divertida com os personagens mais queridos do Brasil." https://www.boanova.net/79553-Meu+Pequeno+Evangelho.htm

Comprei um exemplar na Livraria do CECAL – CENTRO ESPÍRITA CAMINHA DA LUZ; já o li. Gostei muito. Comprei outro e mais outro para presentear minhas crianças. 

Embora esteja catalogado como literatura infanto-juvenil, recomendo-o tambem para os adultos que apreciam boa leitura.

Ana Echevenguá, advogada e articulista.

terça-feira, 21 de abril de 2015

Preces para Xanxerê-SC, por Ana Echevenguá







Um minuto de seu pensamento – amoroso, solidário, amigo - aos flagelados de Xanxerê, um município catarinense que conta com menos de 50.000 habitantes (segundo o Censo de 2010). "Ninguém pode imaginar, enquanto na Terra, o valor, a extensão e a eficácia de uma prece nascida na fonte viva do sentimento"Chico Xavier.

Mesmo que estejamos, neste momento, às voltas com problemas pessoais (falta de dinheiro, dor de cabeça, separação, desarmonia no ambiente de trabalho, ...) é possível reservar uma pequena fração de tempo para orarmos por estes cidadãos que, num curto lapso de tempo, sofreram perdas... de bens materiais, de parentes, de saúde, de tranquilidade, ...

Emmanuel, em sua obra ‘Pensamento e Vida’ ensina-nos que “respiramos no mundo das imagens que projetamos e recebemos”. Vamos, então, projetar imagens de harmonia, amor, saúde, paz e reconstrução para as famílias atingidas pelo tornado. Neste livro também há uma frase impactante que carrego nos meus rascunhos: Quem ajuda é ajudado, encontrando, em silêncio, a mais segura fórmula de ajuste aos processos da evolução”.


Se tudo passa, esta dor tambem passará! Mas, com a nossa colaboração e eflúvios positivos, passará mais rapidamente!

Lili e a pimenteira em flor, por Ana Echevenguá







O presente – tão delicado –
E doado com tanto amor
Era uma pimenteira em flor
Enfeitando um pequeno vasinho.

Seja planta ou pedra preciosa,
Seja ouro ou doce de amora.
Vale o intento eivado de carinho.

Emocionam tais gestos de afeto.
Levam às lágrimas ser presenteada
De uma forma tão gentil.

Lili, obrigada pelo ser vivo verdinho
Que vai produzir bons frutos
E celebrar ainda mais a vida em meu jardim!

Lili é assim: tão meiga e atenciosa,
Amiga doce e generosa,
Exemplo pra todos, especialmente pra mim...