sábado, 28 de março de 2020

Xô, maus pensamentos!, por Ana Echevenguá



Vocês sabiam que os maus pensamentos são tóxicos? Intoxicam o corpo e a Alma? Provocam doenças?

Isso mesmo: além de atrair o pessimismo, atraem ainda as presenças doentias dos amiguinhos desencarnados,  perturbados e maus.

Por isso, cuide bem dos seus pensamentos. Mantenha a mente focada em ideias positivas, iluminativas, bons projetos futuros... é hora de reinventar-se, buscar outras formas de viver. E, acima de tudo, ser feliz! Você merece!

Felicidade, por Ana Echevenguá




Você sabia que nascemos para sermos felizes? Siiimmm.... Estamos fadados à felicidade. Acredita nisto e te esforça, ao máximo, para consegui-la. Porque a Felicidade, em todos as nossas existências,  é o alvo, o foco, a meta... 

Claro que ainda não existe fórmula mágica para atingir essa tal Felicidade; não há receita ou mapa para chegar até ela. Cada indivíduo, ao reencarnar, vem dotado de diferentes aspirações...

Ocorre que, aos poucos, descobriremos que, dentro de nós, há  um Mundo Feliz, muitas vezes adormecido em nosso inconsciente. 

Bom, se a Felicidade não está lá fora, é hora de olharmos pro nosso interior e começarmos – com paciência, serenidade  e amor - a busca...

Bençãos de Coragem, por Ana Echevenguá



A gente sempre tem algo para dar, pra ajudar quem está ao nosso lado neste processo evolutivo. Uma moeda, um sorriso, um chazinho,  uma palavra amiga, aquele abraço reconfortante na hora da dor...

Também há algo que, às vezes, nem damos tanta importância e que ajuda muito. Emmanuel, no livro Alma e Coração, dedica um capítulo à ‘Benção da Coragem’, que considera uma dádiva pra combater os maus momentos, a tristeza, a dor...

sexta-feira, 27 de março de 2020

#fique em casa, por Ana Echevenguá



A bola da vez é a discussão sobre a retomada das atividades econômicas.

Economia X Saúde. Briga político-partidária. Disputa de egos... tudo isso num momento em que ‘sobreviver’ é a prioridade.

Gente, a pandemia não acabou; o vírus não foi embora. Ele gruda em tudo: pele, roupa, cabelo, material sintético, ... e permanece ali por um  bom tempo.

Com mais gente circulando, as possibilidades de contágio irão aumentar. A quarentena ainda é a melhor medida. Não dá pra ir pra rua.

Fala-se que o isolamento social deve ficar restrito ao grupo de risco. Mas, muitas pessoas fora deste já morreram...

Fala-se ainda que, se todo mundo vai pegar o vírus mesmo, a economia não pode parar... Será?

Por favor, não acreditem em tudo o que aparece na sua frente. Procurem informações confiáveis.

“Cada pessoa na rua é um potencial contagiante ou um contagiado”. Esta frase da médica Roberta Cecília Moreno diz tudo.

O Ser Humano está em perigo; e não a Economia! 

Neste momento, no conflito entre Economia e Saúde está vencendo a turma da Economia. Ora, no Brasil isso é perfeitamente compreensível. Afinal,  são os detentores do poder econômico que financiam a nossa pseudodemocracia, que pagam as campanhas dos eleitos. E estes eleitos – muitas vezes destituídos de conhecimento – estão ditando as regras do jogo.

De ora em diante, seremos bombardeados por mensagens que nos incentivam a sair pras ruas.

Não caiam nessa porque, repito, o vírus não foi embora. Não há cura, por enquanto. E, no Brasil, não há SUS suficiente para todos...

Assim, temos que permanecer isolados, se possível; e  precisamos conscientizar os demais... é hora de cooperação, de solidariedade... Ficar em casa passou a ser um gesto de amor!

quinta-feira, 26 de março de 2020

Os sinos da Matriz, por Ana Echevenguá


Todo dia, às 18hs, os sinos da Igreja Matriz começam a cantar, espalhando sua melodia pela cidade... talvez o som chegue até os morros verdejantes que nos circundam. 

A este chamado mágico, as pessoas vão pras janelas de suas casas... por causa da pandemia, somos convidados a, neste momento, orarmos juntos. As palavras do padre, que nos chegam através de um alto falante, após o cessar dos sinos, harmoniza-nos, facilitando o contato com o Criador.

Dificilmente via meus vizinhos. O vai e vem da vida, antes da quarentena,  não me permitia isso. Tudo tão corrido!

Agora, nesses finais de tarde, posso vê-los porque eles saem às janelas, convidados amorosamente a essa reconexão com Deus. E, em grupo, pedimos, agradecemos, conversamos com Ele...

Vejo que minha vizinha, do prédio ao lado, chora silenciosamente enquanto ora de olhos fechados... talvez emocionada, talvez sinta medo, talvez sinta saudade... uma senhora idosa, viúva, que mora sozinha... Diante de um perigo tão desconhecido, tememos por nossos amores, por nós mesmas...

Quando terminam as preces, sorrimos e acenamos uma pra outra... sinto que este gesto tão simples nos enche de esperanças, como se disséssemos:  Coragem, Deus está cuidando de nós!!! Tudo isso vai passar...

quarta-feira, 25 de março de 2020

#tamosjuntos, por Ana Echevenguá




Eu não estou antenada na crise político-partidária advinda da pandemia atual. 

Tampouco estou assustada ou perdendo o sono com as  decisões arbitrárias de alguns representantes da Administração Pública. Há tempos, vivemos numa pseudodemocracia consentida e toda escolha tem seu preço. 

Interferência no regime de cooperação entre os entes federativos? Centralização de competências? Disputa de egos? Será que é hora para esse tipo de discussão? 

Preocupa-me, sim, neste momento, a preservação da vida humana neste Planeta. E é isso que devemos exigir dos nossos eleitos. Direito sacralizado na nossa Constituição Federal que, em seu artigo 5º., garante a todos os residentes no Brasil,  brasileiros e estrangeiros, a inviolabilidade do direito à vida e à segurança.

Somos protagonistas de um grande momento histórico. E sei que muitos pensam como eu: desde a Segunda Guerra Mundial, não recordo de situação tão alarmante e letal como a atual pandemia do COVID-19. 

Por isso, importa-me saber que a solidariedade voltou à tona; que os profissionais da saúde estão a postos, exercendo seu papel; que há estabelecimentos comerciais éticos que não majoraram os preços de seus produtos; que há cidadãos comuns estendendo as mãos aos necessitados; que há empresas, grandes e pequenas, doando seus produtos; que há entidades financeiras concedendo prazos maiores para quitação de débitos; e experts doando seu tempo e conhecimento através de palestras, minicursos... 

A cada dia, uma boa nova a respeito do tema. Gente solidária; homens e mulheres de bem! 

Solidariedade é sinônimo de amparo, de apoio. E é isso que realmente importa. Não há alternativa porque é disso que depende a nossa sobrevivência neste momento tão crucial.  

Eu te cuido; tu me cuidas. Quem salva uma vida, salva o mundo inteiro... É a hora do #tamosjuntos




Somos pedras preciosas... Uau!, por Ana Echevenguá



Estou lendo Momentos de Saúde, uma das tantas obras de Joanna de Angelis psicografada por Divaldo Franco. Ao final do quarto capítulo -  LIBERAÇÃO – há uma orientação muito apropriada para o atual momento:

“És uma gema bruta por lapidar; tens no íntimo o brilho das estrelas, que deves liberar.

Começa agora o novo processo da tua Vida.

Dá-te a oportunidade de provar a ti mesmo o quanto possuis, e conseguirás produzir.

Experimenta o prazer de construir o teu futuro e, de pronto, começarás a ser uma pessoa melhor”.

Gente, isso é dica para o mundo pós-COVID 19. Vamos sair dessa um pouco mais lapidados, prontos para o reinício de nossa jornada.

Por enquanto, não vamos permitir que a carga mental negativa reinante nos perturbe. Precisamos focar nas  Energias Positivas do Universo, na nossa vontade de viver, nas boas novas que nos chegam diariamente, na solidariedade que está aflorando de muitos cantos, no amor que nos une aos nossos amores, na Força Divina que flui em cada um de nós...

Joanna de Angelis não brinca em seus ensinamentos; não repassa informações inúteis.

Na hora do desânimo, não esqueçam do que ela nos transmitou: somos pedras preciosas em processo de lapidação... um dia, a gente chega lá! 

Salve a sálvia, por Ana Echevenguá

A sálvia não é somente um tempero gostoso usado na nossa cozinha tradicional.

É também um remedinho natural maravilhoso.

O chá de sálvia, por exemplo, é bom demais. Ele faz uma verdadeira faxina nas nossas vias respiratórias; além disso, impede a formação daquelas incômodas pedras nos rins, reduz o ácido úrico...

Falando difícil, a sálvia apresenta uma série de propriedades farmacológicas; possui efeitos anticancerígenos, anti-inflamatórios, antioxidantes, antimicrobianos, dentre outros tantos... 

A Natureza oferece produtos maravilhosos para a manutenção e prevenção da nossa saúde. 

Pesquise a respeito, procure mais informações, aproveite bem a quarentena... 


terça-feira, 24 de março de 2020

Tudo passa!



A Vida é bênção; e deve ser mantida saudável, alegre, promissora, feliz, em todos os momentos.

Nestes dias tão confusos, é importante saber que somos filhos de Deus, que somos irmãos de Jesus... todos nós, sem exceção. 
Além disso, “nós somos deuses”. Quem falou isto? Jesus, enquanto nos concedeu a honra de ser um terráqueo. 

Cientes disso, devemos confiar sempre nas Forças Espirituais – tanto as interiores como as que nos cercam -, tentando colocar o amor, a bondade e a beleza dentro das nossas atividades cotidianas.
Assim manteremos nossa saúde. Porque saúde  é uma conquista interior, que se reflete no corpo como resultado da harmonia íntima, do nosso equilíbrio interior. 

Joanna de Angelis nos ensina que a nossa harmonia moral e emocional é um dos fatores essenciais para o estado de saúde integral, para a nossa salvação.

Por isso, vamos vibrar no amor, na alegria, na vontade de viver. Vamos contagiar os outros com notícias boas, com palavras de amor e de paz.

Tudo passa... e o que estamos vivendo também passará... (Ana Echevenguá)

Hummm! O alecrim!



Quem gosta de alecrim? Quem já descobriu o sabor mágico desta plantinha poderosa? Hum... é ótimo tempero para os pães, carnes e legumes, especialmente as batatas; é um chazinho perfeito para aquecer a alma; tem um cheirinho gostoso para aromatizar sua casa... 

Esta plantinha é chamada carinhosamente de ‘erva da alegria‘. Por quê? Porque mexe com nossa cabeça, ajuda na produção dos neurotransmissores responsáveis pelo nosso  bem-estar.

Viram como o alecrim é poderoso? Cultivem-no sem receio em sua casa; além de ser uma plantinha bonita, seu perfume terapêutico cria uma atmosfera agradável à sua volta... (Ana Echevenguá)

segunda-feira, 23 de março de 2020

Um buraco no teto, por Ana Echevenguá


Meu pai era tão legal, tão sábio... como se vivesse à frente de seu tempo...

Na minha adolescência não havia web, telefone à disposição; cidades pequenas sem livrarias, sem shopping center... muitas vezes, sem sinal de televisão.

Nessa época, conversar com pai e mãe era chato, cafona, careta... Na verdade, eu era chata: ficava pelos cantos, sem falar, lendo livros, introspectiva, alienada, perdida no meu  mundinho; uma adolescente rebelde sem causa.

Lia muito... livros e revistas, jornais velhos, cadernos de escola...
Meu pai, embora incentivasse os estudos, as leituras, reclamava dos meus momentos de introspecção em excesso, porque gostava de ter a família reunida.

Um dia, choveu tanto que apareceram várias goteiras no telhado de nossa casa. Morávamos em Alegrete-RS. Anoiteceu e meu pai decidiu fazer um grande buraco no forro da sala pra que a água da chuva escoasse do teto somente por aquele lugar, amenizando o problema.

Claro que estávamos assustados: um dilúvio sobre nossa casa! Tudo alagado...

Daí, meu pai, brincando, pegou um guarda-chuva e nos colocou debaixo desse grande buraco onde chovia tanto quanto na rua... e disse: “Viram? Só assim, com essa chuvarada, pra ficarmos todos juntos, abraçaditos... na hora do ‘aperto’, é com a família que a gente pode contar”.

A Cura, por Ana Echevenguá


Hoje, recebi uma mensagem tão otimista de um amigo da área da Saúde: “Ana, tenho conversado com meus colegas do exterior. A cura está próxima. Ainda bem que o coronavírus chegou na Europa e EUA antes de chegar no Brasil. Nossa “sorte”! Eles vão resolver isso”.

Minha amiga Renata complementou que a indústria vai vencer esta guerra porque é uma doença que atingiu os ricos e famosos do Ocidente, tão logo saiu da China.

Então, gente querida, hora de otimismo, paciência e muita fé! Ah! E cuidados com a saúde, principalmente com a saúde emocional.