sábado, 17 de setembro de 2016

Eu sou protagonista da minha História! - de Ana Candida Echevenguá






Ai, ai, ... tava aqui pensando com meus botões! É tão confortável delegar aos outros a responsabilidade pelas nossas mazelas, infortúnios, dores de cabeça...

Mas, isso precisa mudar! Na estada no Planeta Terra, somos donos da nossa História: uma grande peça de teatro em que somos roteirista, diretor, figurinista, ator principal... detentores de todos os créditos!


Sendo assim, é óbvio que cada decisão e escolha será fato gerador de consequências e efeitos.

Outro dia, conversava com uma pessoa que decidiu fazer uma intervenção cirúrgica complexa e parecia temerosa:

- Você pode desistir deste agendamento até na hora em que estiver deitado na maca da sala de cirurgia. A decisão é somente sua! 

A cada momento, deparamo-nos com tomada de decisão. Mesmo o recebimento de ordem superior implica decidir se eu quero ou não fazer o determinado. 



Claro que, às vezes, erramos nas escolhas... tão corriqueiro e natural! Somos eternos aprendizes! Mas, nesses momentos, devemos adotar a cautela como grande cúmplice para aumentarmos as chances de acertar.



Ou seja, diante do erro, o que fazer? Reavaliar o roteiro da nossa história. Reparar, na medida do possível, os rumos eleitos. Cientes de que tudo é mero aprendizado. E de que “cada dia é uma bênção nova que Deus te concede, dando-te prova de amor” – Joanna de Angelis.

Porque, a cada amanhecer, multiplicam-se as chances de felicidade e de evolução pessoal.


Sobre Beethoven, de Ana Echevenguá



Beethoven nasceu em 1770,
Em 17 de dezembro, pertinho do Natal.
Foi um presente de Deus pra sua família
E para o Mundo, de maneira geral.


Começou a tocar piano com 5 aninhos.
Viram que maravilha?
Seu pai foi seu primeiro professor,
o primeiro a ajudá-lo a ser um vencedor!

Assim como vocês, minhas lindas bailarinas,
Beethoven era um ótimo aluno,
Aprendia rapidinho as lições recebidas...

E ele cresceu, e fez tanta música linda,
pra estudar, sonhar, rezar e dançar,
fez até música para nos fazer voar...



Um  dia, Beethoven ficou doente,
Coitadinho, ficou surdo,
E, mesmo assim, não parou de trabalhar...




Assim como vocês, ele era um gênio, queridas!
Amava a alegria que vem da Natureza,
amava o que nasceu para fazer:
ele amava produzir Música!

Procurem conhecer o trabalho deste artista genial,
Procurem nos livros, na internet, no youtube,
E vamos bater palmas, com muita alegria,
Para este homem que se tornou imortal!



Música do Bem, de Ana Echevenguá




Ontem, 16 de setembro de 2016, a convite da coreógrafa e bailarina Beatriz Apati, participei do evento Música do Bem para angariar presentes e guloseimas. O produto da arrecadação será distribuído no próximo Dia das Crianças.


Um show de Arte: as aluninhas de balé de Beatriz juntaram-se aos alunos de música de Angélica Deluca dos Santos, professora na Escola de Música Estação Musical.




Para abrilhantar a noite, subiram ao palco do Teatro da FUNDAMAS – Fundação Municipal Albano Schmidt – crianças que tocam violino, teclado e violão. Juntaram-se a estas, meninas bailarinas, desenvoltas e alegres que aprendem vários tipos de coreografia,... 




O sorriso no rostinho de todos era contagiante...

Uma noite emocionante. Crianças ligadas à Arte solidárias a outras crianças.  Crianças alegres, felizes e sorridentes ensinando-nos que o mundo é um lugar bom de se viver... que, apesar de tantas notícias sobre criminalidade, violência e insegurança, há pessoas engajadas em atuar no Bem.

Não dá pra cruzar os braços diante de exemplos assim... é preciso se engajar, participar, aplaudir e divulgar essas boas novas. 



Beatriz Apati e Angélica dos Santos estão dividindo seus  conhecimentos e talento com gente miúda. Estão colaborando com a formação de cidadãos que, num futuro bem breve, podem mudar o rumo do Brasil.

Ah! Não poderia deixar de falar das mamães dos pequenos artistas que ficaram no camarim, ajudando na troca de figurinos, maquiagem e cabelos dos talentosos pequenos artistas!