quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Vivendo sem preocupações, por Ana Echevenguá


Vivemos, dia a dia, preocupados com o passado, com o amanhã. Medo e ansiedade pesam em nossos ombros, em nossas costas... 

Além das lembranças amargas do passado, o futuro é um grande ‘bicho papão’ que nos reserva doenças, separações, perda de emprego, falta de dinheiro, morte, ...

Dividindo o peso da jornada, por Ana Echevenguá



Todos querem, ao mesmo tempo, rendimento no serviço efetuado e descanso no coração. Esta seria a fórmula perfeita para a nossa trajetória reencarnatória.

Seu caminho, por Ana Echevenguá



Quando você encontra o seu verdadeiro caminho, ou seja, quando você encontra o rumo que o levará à prática do seu projeto reencarnatório, precisa arvorar-se de coragem suficiente para dar inicio a esta caminhada, passo a passo, ajudando a si mesmo e aos que necessitam do seu auxílio...

Muita coragem para o primeiro passo. Porque  toda jornada começa com o primeiro passo.

Parabéns! Você abriu mente e coração para um novo universo de possibilidades.

 Olhe à sua volta e perceba que muitas pessoas já agem assim. Siga este exemplo! 

E, quando surgirem as dúvidas, os temores, os sobressaltos, não desista, não abandone o caminho. Antes, ouça o voz do seu coração perguntando: "O que está fazendo com os milagres que Deus vem semeando amorosamente em sua vida?”

Como bem dizia um sábio poeta espanhol: “na caminhada, ouça o seu coração”.

Chá ao entardecer, por Ana Echevenguá



E a tarde escoa lentamente... da janela, vislumbro os verdejantes morros enfeitados da branca névoa úmida dos invernos do Sul.

Tudo tão tranquilo e belo! Tudo tão delicadamente conectado: cores, luzes, cheiros e paz.

A xícara de chá em minhas mãos espalha vapores perfumados. E o líquido fumegante e agradável aquece meu corpo e o ambiente que me cerca.

Antes que o sol repouse no horizonte, respiro levemente, penso nos amores que integram meu cotidiano e rotina... são tantos que é impossível não ser grata...

Felicidade é poder usufruir da benesses recebidas...

Orar faz bem, por Ana Echevenguá




Vocês já pensaram na prece ou oração como um poderoso auxílio? Isso mesmo! Uma ferramenta de trabalho totalmente gratuita, que pode ser utilizada a qualquer hora do dia e em qualquer lugar.


É o melhor sistema de intercâmbio entre a Terra e o Céu. É  apoio para a Alma, se baseada em uma fé viva na bondade de Deus. 

Santo Agostinho, por Ana Echevenguá



Aprendi a gostar das lições de Santo Agostinho; sua participação no Evangelho segundo o Espiritismo é fantástica.

Uma delas, que se refere ao poder da prece, da fé, é uma benção pras minhas dores, pros meus momentos de dificuldade. 

Para facilitar nosso entendimento, ele pergunta ‘Que remédio prescrever aos atacados de obsessões cruéis e de cruciantes males?’, e já apresenta a resposta: ‘Só um é infalível: a fé, o apelo ao Céu’. 

E ainda explica: se na maior aflição, pedirmos ajuda ao Senhor, o anjo, que está na nossa cabeceira, apontará o sinal da salvação.

Claro que ele está se referindo ao nosso guia espiritual, nosso mentor, nosso anjo da guarda, designado por Deus para nos auxiliar; que nos acompanha neste projeto reencarnatório. Através dele, Deus nos socorre, nos mostra a solução...

Assim como Joanna de Angelis, Santo Agostinho me tranquiliza porque me fez crer que a ajuda está sempre do nosso lado, que o socorro sempre chega minutos antes do desastre... 

Então, nada de desespero! “Como desencarnados, quando pairáveis no Espaço, escolhestes as vossas provas, julgando-vos bastante fortes para as suportar. Por que agora murmurar?” – perceberam o filosófico puxão de orelha de Santo Agostinho. 

Ou seja, no Plano Espiritual, escolhemos as provas porque sabíamos que estavam ajustadas às nossas forças, e agora estamos com mimimi?

Diante dos problemas do cotidiano, precisamos sair da inércia, agir, orando com fé, remédio infalível que nos “mostra sempre os horizontes do infinito diante dos quais se esvaem os poucos dias  brumosos do presente”. 

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Heróis do Cotidiano, por Ana Echevenguá



A História nos mostra inúmeros heróis. Pessoas que morreram lutando pelos direitos que hoje possuímos, brigando pelos interesses da coletividade... Tantos exemplos a seguir!

No entanto, poucos falam do nosso herói de cada dia. Das pessoas que atuam em benefício de seus familiares e amigos, esquecendo os próprios problemas e sofrimentos.

Oceano de pensamentos, por Ana Echevenguá




Quantas vezes somos intuídos com ideias que nos ajudam a encontrar soluções para mazelas aparentemente insolúveis?  


Quantas vezes somos afetados – positiva ou negativamente -  pelas vibrações ou psicosfera da paisagem, dos demais seres e das coisas que cercam? 

domingo, 15 de dezembro de 2019

“Deus, me ajuda a ajudar!”, por Ana Echevenguá



Sempre gostei das palestras em Centros Espíritas. É um momento de profunda reflexão em que devemos estar sintonizados com a energia reinante no local para melhor apreendermos os ensinamentos repassados.


Dona Dulce sempre nos disse que os Bons Espíritos magnetizam positivamente as paredes da Casa Espírita onde trabalham. E que absorvemos esta energia salutar.

Harmonia com a Natureza, por Ana Echevenguá


Os cientistas da saúde holística sempre enfatizaram os benefícios advindos das forças vivas da Natureza.

Ensinam-nos, há séculos, que a Natureza colabora positivamente com a nossa saúde, que é força restauradora do equilíbrio do organismo.

A Ciência comprova os benefícios da água, da luz solar, das caminhadas ao ar livre, da imersão nas florestas, ...

Para tanto, é compreensível o forte incentivo à defesa da Natureza, ensejando melhor compreender a vida e sua finalidade.

Assim, a sua saúde depende de sua harmonia com a Natureza, com o Planeta... do contato constante com ambos.

Além disso, a harmonia do Universo é dotada de equilíbrio divino,

A Natureza é uma das provas da existência de Deus. Segundo O Livro dos Espíritos, o que não é obra do homem, é obra dEle.

Olhe a sua volta! Deixe-se levar pelas vias da sensibilidade. Faça conexão com as obras da Criação no ambiente em que você está localizado, sentindo-se parte desta obra divina ...