segunda-feira, 1 de junho de 2020

Honrar nossos ancestrais, por Ana Echevenguá


Lendo o livro Roteiro, psicografado por Chico Xavier, deparei-me com estas frases de Emmanuel: “Milhões de vidas formam o pedestal em que nos erigimos. E, alcançando o entendimento, cabe-nos auxiliar as vidas iniciantes”. 

‘Milhões de vidas’ – em sucessivas reencarnações - tornaram possível minha estada neste planeta, neste momento... como não ser grata?

Honrar pai e mãe, lembram-se disso?

Ancestrais, amigos e conhecidos, até mesmo antagonistas desses... tantas pessoas ajudaram a pavimentar a estrada que ora percorro... impossível não ser grata! 

Bert Hellinger, criador da Constelação Familiar, ensinou-nos a olhar com amor aos que nos antecederam porque, além da ajuda no passado, continuam nos dando força no presente: “A vida passou através deles até chegar até mim e em sua honra viverei plenamente”.

Um sopro de vida, de amor, percorrendo toda a nossa árvore genealógica!

Para sermos merecedores desta benesse, além da gratidão, devemos viver felizes, em plenitude, aproveitando cada minuto, honrando o sacrifício que essas pessoas experimentaram para, de certa forma, abrandar os caminhos de nossa existência. 

Claro que, compreendendo estes fatos, vislumbro minha obrigação de auxiliar as gerações futuras. Hellinger deixou bem claro que a força e as bênçãos das gerações passadas sempre reverberam nas gerações seguintes. 

Então, nesses dias de quarentena, que nos levam à reflexão, olhem para trás, com amor, gratidão, tolerância e respeito; abençoem seus antepassados, em especial, seus pais: “Que todas as gerações passadas e futuras sejam agora, neste instante cobertas com um arco-íris de luzes que curem e restaurem o corpo, a alma e todos os relacionamentos”.