domingo, 29 de dezembro de 2019

Processo libertador de consciências, por Ana Echevenguá



A Doutrina Espírita, codificada por Kardec, é um processo libertador das consciências.

E como ela chegou até nós?

“Aos pobres Espíritos que habitaram outrora a Terra, conferiu Deus a missão de vos esclarecer” – (Instrução do espírito Lacordaire - Constantina, 1863, em O Evangelho segundo o Espiritismo)

A doutrina espírita surgiu através das relações do mundo material com os seres que habitam o Mundo Invisível, os Espíritos.

Tais esclarecimentos, advindos dos espíritos superiores, objetivam ampliar nossa visão e nosso conhecimento, auxiliar nosso aperfeiçoamento, para atingirmos mais fácil e rapidamente a evolução.

Acima de tudo, são princípios superiores que nos orientam a bem usar nosso livre arbítrio, a agir em favor da auto libertação, dando-nos a certeza de que as dificuldades podem ser superadas porque estamos protegidos e que a Lei do Bem está em constante operação. 

Aptos ao aprendizado, estagiários do Espiritismo, passamos a fazer contato  com os  “geradores específicos de pensamentos”, através dos quais, permitimos que outras inteligências atuem sobre a nossa, segundo explicações de Emmanuel em seu livro Roteiro, psicografado por Chico Xavier. 

“Um livro, um laço afetivo, uma reunião ou uma palestra são geradores dessa classe. Aquilo que lemos, as pessoas que estimamos, as assembleias que contam conosco e aqueles que ouvimos influenciam-nos decisivamente”.

Atenção: nosso crescimento exige sintonia com as influencias positivas que nos cercam.

Neste longo processo libertador das consciências, conseguimos entender muita coisa que nos parecia incompreensível... que os males do mundo, os fardos que nos constrangem, por exemplo, nada mais são do que material didático. Provas que ajudam na nossa auto lapidação. Desta forma, o sofrimento fica mais brando, viver fica mais fácil...

Os amigos espirituais nos ensinam que há provações inevitáveis, fruto de nossos erros e desmandos ocorridos em existências passadas.

Mas, que estas provações podem ser abrandadas, alteradas, liberadas, através de construções mentais edificantes, capaz de superar as nossas ações prejudiciais.. 

Essas construções mentais edificantes – geradoras de boas ações - originam-se de nosso pensamento, força eletromagnética que cria a vida que procuramos. 

Ou seja, dentro de nós está a fórmula mágica da felicidade, do bem viver, da facilitação do processo evolutivo: a capacidade de cocriar nossa vida através do pensamento aliado à vontade...

Entenderam que somos protagonistas de nossa própria história? 
Sendo assim, o que o Mundo Invisível, ao repassar estas informações, espera de nós?

Com tolerância e amor, nossos bons amigos espirituais  esperam que ingressemos, com urgência, no processo libertador de nossas consciências; que possamos  descobrir nossa missão nesta trajetória reencarnatória e, assim, colaborar no nosso auto burilamento e na construção de um mundo melhor, na medida de nossas possibilidades humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário