sexta-feira, 17 de abril de 2020

Nosso propósito em tempos de pandemia, por Ana Echevenguá



Propósito é sinônimo de objetivo, de finalidade...  

Pra que ponto você se move? Qual o motivo pra sair da sua cama todos os dias? Qual a força que lhe aciona no cotidiano? Qual seu foco neste momento?

Não é fácil responder, eu sei... muitas vezes, eu me pego perdida, funcionando no piloto automático. 

Mas, está na hora de tentarmos descobrir nosso propósito, por que escolhemos reencarnar neste momento de transição planetária; e de que maneira podemos contribuir para o Bem Maior?

Os meus atos movimentam os atos e a vida de outras pessoas. Constantemente, influenciamos e somos influenciados. Somos instrumento de intercâmbio psíquico, emitindo e captando  vibrações, ideias, energias mentais... E, assim, reverberamos energias para o Universo, positivas ou negativas.

Mas, acima de nós, há uma Força Maior que nos rege e que vibra amor, saúde, solidariedade, paz... como somos possuidores de “antenas transceptoras”, podemos nos conectar com essas vibrações. Assim, com o pensamento bem direcionado, confiante, amoroso, podemos sintonizar com outros da mesma qualidade. Basta querermos!

Se, imerso nessas energias salutares, eu me torno um ser humano melhor,  quantas pessoas irão se beneficiar com isso? Afinal, nada do que ocorre é só pra mim ou pra  você: tudo reverbera em todos porque estamos interconectados, em constante intercâmbio.

Neste momento de pandemia, com uma vasta produção de energia negativa, eu devo cuidar mais ainda dos meus pensamentos. Ser mais vigilante, seletivo e me colocar a postos, servindo mais para obter mais. Entender que eu estou aqui para ajudar ao mundo, ajudar ao próximo... e que, agindo assim, estarei em consonância com os princípios universais.

Enquanto não descobrimos nosso propósito, vamos pedir, nas orações, trabalho digno que nos inspire fraternidade, solidariedade e  alegria. Trabalho cuja execução nos ofereça paz e equilíbrio, encorajamento e alegria... 

Assim, estaremos colaborando com a cocriação de dias melhores para todos...

Deus sempre nos ouve!, por Ana Echevenguá



Quantas vezes estamos diante de uma situação difícil, acontecimentos críticos, tão complexos que nos deixam sem forças, sem coragem e sem alegria de viver... com a sensação de que Deus nos esqueceu!

Calma, nem tudo é o que parece! O copo está meio cheio ou meio vazio?


Muitas vezes, esses  acontecimentos surgem para testar nossa capacidade de autossuperação. Horas difíceis são remédios ou lições; material didático, necessário para nossa lapidação, que a vida nos oferece. 

Assim, não desperdice energia com choro e lamento. Descruze os braços, saia da cama, anime-se e trabalhe, com paciência e tolerância, na busca da solução do problema. 

Abra-se a uma experiência que pode ser enriquecedora. Além da ajuda divina, considere a sua própria experiência: a cada reencarnação, dispomos de mais inteligência para melhor distinguir o Bem do Mal. Olhe pro seu passado e veja que há muito aprendizado na estrada já percorrida. 

Lembre-se: a nossa reação diante do sofrimento decide nosso futuro. Estamos na grande viagem de busca da evolução, da realização pessoal e humana.

Quase sempre, passado o perigo imediato,  entendemos o porquê de tais ocorrências. Se cada um recebe segundo suas obras, pode ser a colheita do anteriormente cultivado.

Poderemos até entender que, se nossos desejos fossem atendidos, isso nos deixaria em situação pior. Ou seja, o melhor sempre nos ocorre!  

Deus sempre nos ouve, sempre! Mas nem sempre nos atende porque sabe exatamente do que precisamos. 



Gentileza, por Ana Echevenguá



Gentileza é cuidado, é atenção... agradecer, ceder o lugar a alguém, preparar um chazinho... gentileza rima com delicadeza... e está diretamente relacionada à  fraternidade, à bondade...

Deve praticada e celebrada todos os dias. É tão importante que 13 de novembro é o Dia Mundial da Gentileza.

Segundo Joanna de Angelis, temos necessidade de sermos generosos em relação a nós mesmos, ao próximo e à Vida.

Olhe pras nossas crianças: elas são gentis, amorosas... Porque somos  naturalmente assim; é uma das características inerentes à natureza humana. E é fácil comprovar isso porque, ao agirmos com gentileza, nos sentimos mais humanos. 

Ser gentil é trazer à tona o nosso melhor, despertar aquele ser humano adormecido dentro de nós, este potencial maravilhoso que guardamos no fundo do coração.  

Lembre-se que somos seres sociais, necessitamos  da convivência com o outro. Nascemos pra sermos humanos. É a nossa humanidade que nos faz felizes.

Fazer ao outro o que gostaríamos que fizessem pra nós.

Então, seja gentil, seja humano... exercite a gentileza hoje... Com todos: com os outros e com você. 



quarta-feira, 15 de abril de 2020

A Mãe Terra precisa de nós, por Ana Echevenguá



Estamos vivenciando um momento crítico. É inegável. Mas, perdoem o desabafo, ouço tanta gente falando bobagem que me pergunto: será que eles estão experimentando a primeira fase do luto, a negação?

Parece que estão fora do Planeta, assistindo a um filme sangrento de suspense... são meros espectadores desta pandemia anunciada, produzindo comentários e conclusões precipitadas que afetam negativamente aos demais.

A Terra é um organismo vivo do qual fazemos parte. Somos células deste organismo, deste universo. E, assim, com responsabilidades, compromissos, tarefas a cumprir... até nossos pensamentos fazem a diferença porque influem na psicosfera do Planeta.

Então, sairmos vivos dessa pandemia depende muito de nós. E não somente dos nossos governantes ou do vizinho da esquina.

O sucesso desta batalha inusitada está em nossas mãos.  A participação consciente deste momento de transição planetária salva vidas. Pequenos gestos, ações no anonimato, sempre há o que fazer... 

Somos privilegiados, abençoados, por estarmos aqui neste momento, sendo protagonistas da renovação que se opera. Pedimos por isso, provavelmente... 

Então, somos preciosos demais para ficarmos de braços cruzados, alienados, ou produzindo discórdia e negatividade, vendo a morte se aproximar... 

Hora de colocar todas as nossas energias a serviço de um Bem Maior. A Mãe Terra está pedindo socorro. Precisa de nós! Este deve ser o nosso Objetivo Espiritual Amoroso. 

Se formos visitados pela dúvida ou pelo desânimo, há forças espirituais nos apoiando, lembre-se disso. Peça ajuda, confiando sempre na Ajuda Divina que, de alguma forma, ela chegará... 



terça-feira, 14 de abril de 2020

Nosso propósito na Vida... por Ana Echevenguá



Nascemos, ou melhor, reencarnamos destinados à felicidade, à perfeição. Aquela velha estorinha de que nascemos somente para sofrer é bobagem, uma das tantas crenças limitantes que um dia  nos impuseram e que precisamos deletar...

Por que ‘destinados à perfeição’? Por causa da Lei Divina do Progresso que trata do progresso intelectual e do progresso moral... Afinal, nossa trajetória é rumo à angelitude: um dia seremos anjos. 

Aprender, evoluir e ser feliz... Coisa boa!

Progredir é uma das condições básicas da natureza humana. Isso não é incrível? Tudo na vida é uma expressão óbvia de desenvolvimento. O progresso é uma força viva, cuja ação pode até ser retardada, mas nunca anulada, segundo os ensinamentos de O Livro dos Espíritos.  
Assim, mesmo nos momentos de desânimo é bom pensarmos que, logo ali adiante, há um final feliz nos aguardando. Isso nos fortalece!

Claro que o caminho para a  felicidade é longo, cheio de fortes emoções - tem sofrimento e alegrias, encontros e desencontros... No entanto, as dificuldades vão diminuindo gradativamente, passo a passo, à medida que evoluímos, à medida que progredimos...

Um dia, entenderemos que o sofrimento não é uma punição, um castigo... Antes, é uma ferramenta de aprendizagem que possui diversas dimensões, de acordo com a sensibilidade de cada um.

Então, no nosso cotidiano, precisamos ser criativos, utilizando as ferramentas divinas que estão ao nosso dispor, com paciência e coragem. Lembrando sempre que somos filhos de Deus, portadores de células divinas. Ou melhor dizendo: somos uma das células do corpo de Deus.  

E se bater o desânimo? Mande embora! O progresso é uma força viva, lembrem-se disso! A Vida não nos quer anestesiados, apáticos, com vontade de desistir dos nossos propósitos... porque todos temos um propósito na Vida, um grande objetivo. 

Não esqueça: você reencarnou para aprimorar seu crescimento pessoal e moral. Ou seja, desembarcou neste Planeta para progredir e ser feliz; para ajudar a si mesmo e, se possível,  as outras pessoas. 

Puxa... Ajudar as outras pessoas também?

Sim. Deepak Chopra, que escreveu sobre as Sete Leis Espirituais do Sucesso, ao tratar da Lei do Darma, sugeriu-nos: “Pergunte-se como pode ajudar e servir com amor aos seus semelhantes”.

Ajudar e servir com amor aos companheiros de jornada...

O psicólogo americano Joshua David Stone é mais enfático: o propósito de cada ser humano  é ser um curador. Para ele,  o Planeta Terra é um grande hospital dirigido, por enquanto, pelos pacientes porque ainda contamos com  poucos curadores ou médicos. 

Analisando nosso comportamento, é possível afirmar que, às vezes, somos pacientes; às vezes, curadores... Vacilamos, perdemos o rumo... é natural. Ainda há muito a aprender...  

Mas, precisamos – com equilíbrio - escolher que posição vamos ocupar neste ‘grande hospital’ para melhor progredirmos... cientes de que ser um curador é a missão de todos nesta Vida.