sábado, 23 de maio de 2015

“Você merece...” - Ana Echevenguá


Desde a tenra idade, acostumamo-nos com a ideia de punições. Pertenço à geração na qual papai e mamãe, vovó e titia falavam: “se você fizer isso, vai ser castigado pelo Papai do Céu”. Ou “caiu, machucou-se: bem feito. Você merece!”. Minha vó, em momentos de indignação diante de atitudes que considerava erradas, lançava a mesma pergunta: “vocês não tem medo do fogo do inferno?”


Daí, muitas vezes, crescemos acreditando em um Deus punitivo, em castigos merecidos, penitências necessárias...

Mas, felizmente, encontrei pessoas que me repassaram outros ensinamentos. Hoje, carrego a certeza de que Deus é amor, é Pai amigo, generoso, justo... E que eu – assim como o resto da humanidade - sou merecedora de seu amor!

“Deus vela por ti e te ajuda, nem sempre como queres, porém, da melhor forma para a tua real felicidade” – precisamos de explicação mais convincente do que esta, apresentada por Joanna de Angelis em seu livrinho Vida Feliz?

        Então, Deus não nos pune! Até mesmo o momento de dor deve ser encarado como uma via para a real felicidade. Porque somente nos acontece o que será de melhor para nós.


Sendo assim, nunca estamos sós. A nossa trajetória é regiamente observada e acompanhada. E, geralmente, aqui se faz, aqui se colhe... Por merecimento, podemos alcançar a felicidade, enxergar as alegrias da vida, vislumbrar um futuro tranquilo. O espaço do qual dispomos é o ‘aqui’; o tempo é o ‘agora’ para a prática de ações - eivadas de bondade, caridade, generosidade – que nos elevam... 

“Diariamente, semeamos e colhemos. A vida é também um solo que recebe e produz...”, segundo André Luiz. Porque se constitui de lições que se repetem até se fixarem corretamente.

E, no curso dos dias, diante de cada fato novo, devemos pensar nas palavras sábias e confortantes da nossa amiga Joanninha: “O que te ocorre, mereces, a fim de conquistares novas marcas na escala da evolução”.

Somente desta forma, a energia positiva da lição aprendida reverterá a nosso favor, criando um elo contagiante a nossa volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário