sábado, 23 de maio de 2015

Solidariedade, por Ana Echevenguá






Sexta-feira. 27 de junho de 2014. Estamos parados num longo engarrafamento na BR 101. Chuva forte, nevoeiro. Não sabemos o motivo. Obras intermináveis na estrada, um acidente, ...

Um rapaz jovem bateu na janela do nosso carro alertando que uma ambulância quer passar... Prestei atenção nos seus atos: sob a chuva, sem qualquer proteção, ele corre – sem ansiedade ou nervosismo - entre os veículos, alertando aos motoristas, tentando abrir caminho.

Aos poucos, a ambulância da Secretaria de Saúde de Treze de Maio, deslocando-se lentamente, consegue seu intento. Graças à interferência promissora daquele jovem.


Um belo exemplo a ser seguido! Emocionante mesmo!

Cá com meus botões, pensei: “ - será que eu sairia nessa chuvarada, nesse frio congelante, para fazer o que ele fez?” E você?

A solidariedade – característica marcante do brasileiro - apresenta-se de várias maneiras... através de pequenos gestos simples, de amor, que podem salvar vidas. Quem a pratica segue rumo ao seu progresso pessoal. Está mais próximo da angelitude.

Joanna de Angelis – que tanto fala de Amorterapia -, ensina-nos que a “conquista do amor é resultado de processos emocionais amadurecidos, vivenciados pela conquista do Si”. E que esta conquista tem início “quando lampejam os sentimentos de solidariedade, de interdependência no grupo social, de afetividade desinteressada, de participação no processo de crescimento da sociedade”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário