quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Ócio Criativo, por Ana Echevenguá



Quando o sociólogo italiano Domenico De Masi incentiva-nos ao ‘ócio criativo’, ele não está pregando a inércia, a preguiça... 





Afirma que o trabalho não deve parecer um fardo. Deve, sim, estar relacionado ao lazer e ao estudo de tal forma que se torne impossível diferenciar um do outro.



Ensina-nos que o ‘ócio criativo’ é uma arte que se aprende e se aperfeiçoa com o tempo e com o exercício constante.



Afinal, deve haver tempo para o trabalho e, também, para outros grandes valores: o estudo para produzir saber; a diversão para produzir alegria; o sexo para produzir prazer; a família para produzir solidariedade, etc...



Trata-se, enfim, do melhor aproveitamento do tempo que nos é concedido. Sem deixar de produzir riqueza, lazer e cultura.




Gradativamente, desta forma, será viável derrubar vários mitos industriais, como a velocidade para atingir objetivos, a competição desenfreada, a concorrência implacável, a dedicação incondicionada ao trabalho estafante...



Claro que nenhum progresso acontece automaticamente. Primeiro, cria-se um movimento de opinião e depois um grupo de luta para colocar em prática as idéias inovadoras.



A Revolução Industrial só foi possível porque sonhamos em produzir mais bens e serviços com menos trabalho humano, delegando a fadiga física e intelectual para as máquinas. Hoje, uma casa modesta dispõe de eletrodomésticos que realizam  o trabalho que, na Grécia Antiga, seria  realizado por 40 escravos.



A tecnologia ajudou o ser humano a se libertar do trabalho, permitindo que ele pudesse dedicar mais tempo à meditação, à amizade, ao jogo, ao amor, à beleza e à convivência.



Você pode experimentar seus momentos de ócio criativo. Trata-se de uma arte que se aprende e se aperfeiçoa com o tempo e com o exercício constante. Aos poucos, saia do turbilhão em que se encontra, deixando a imaginação voar.



Aos poucos, isso poderá fazer parte do seu cotidiano. Sempre há tempo para refazer conceitos!








Nenhum comentário:

Postar um comentário