domingo, 24 de setembro de 2017

E o ‘Setembro Amarelo’ está bombando...





 ... com significativas vitórias.

A partir deste ano, a cada Campanha anual, o Ministério da Saúde divulgará boletins sobre suicídios no Brasil. E prometeu lançar, até 2020, um Plano Nacional de Prevenção do Suicídio com os seguintes enfoques:

1) promoção de estudos e pesquisas para apuração de dados sobre suicídios no País;

2) prevenção do suicídio (com orientações para a imprensa) e plano de gestão e de cuidado ;

3) expansão dos CAPs (Centros de Atenção Psicossocial onde o risco de suicídios é maior e ligações gratuitas para o CVV (Centro de Valorização da Vida).

Uma grande vitória!

De acordo com dados atuais, ocorrem, em média, 11 mil casos de suicídio por ano. Ou seja, é a quarta maior causa de morte de brasileiros entre 15 e 29 anos.

Mas, tais números podem ser revertidos porque resta comprovado que 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. Então, prevenção é o caminho para a solução deste problema sério de saúde pública.

Diariamente, devemos abraçar esta causa!  

Por quê? Porque nós sabemos que o bem mais precioso não é o dinheiro, nem ações na Bolsa de Valores. Nosso bem maior é a vida, é ter saúde mental.

Então, socorra a sua própria vida; acredite na sua capacidade de ser feliz, de estar emocionalmente equilibrado para enfrentar as dificuldades momentâneas. Porque tudo passa! E os seus problemas também passarão...  

Ana Echevenguá

Nenhum comentário:

Postar um comentário