terça-feira, 29 de setembro de 2015

André Trigueiro no evento Fé no Clima






“Nós, Espíritas, devemos prestar muita atenção na maior crise ambiental da história da Humanidade e que encontra, no aquecimento global, os seus desdosbramentos mais catastróficos  e a tomada de decisão mais urgente na direção contrária.

Nós entendemos que a Lei de Causa e Efeito é uma lei que rege o Universo. Essa crise tem a nossa digital e nosso DNA. Ela é resultado de nossos hábitos, comportamentos, estilo de vida e padrões do consumo. Nós somos parte do problema. Nós precisamos ser parte da solução.

Nós estamos aqui de passagem no Planeta. Enquanto aqui estivermos, precisamos promover a nossa evolução espiritual tomando as decisões certas, fazendo bom uso, uso ético do nosso livre arbítrio. Não podemos cuidar apenas dos nossos interesses pessoais, mesmo na direção da evolução. Nós precisamos prestar atenção nos outros, no impacto que essa mudança climática está causando principalmente sobre os excluídos, nos pobres e nos miseráveis. E nos solidarizarmos com eles, oferecermos o socorro e o amparo amparo possível, o acolhimento... reivindicarmos a mudança no nível político e empresarial.

E, principalmente, não é possível evoluir espiritualmente sem cuidarmos da Casa Comum.

Estamos de passagem e nada aqui nos pertence. Então, a gente precisa fazer a nossa parte para sermos bom usufrutuários destes empréstimos que nos foram conferidos no tempo escasso e veloz da nossa passagem pela Terra. Cuidar bem da Casa Comum! 

Ta lá, na lista de demanda da atual encarnação: Ama o próximo como a ti mesmo e a Deus sobre todas as coisas. O Planeta é obra divina, faz parte da Criação, não pode ficar de fora do nosso radar”.



André Trigueiro, Espírita, jornalista com Pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ onde hoje leciona a disciplina “Geopolítica Ambiental”, professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC/RJ, autor dos livros “Mundo Sustentável 2 – Novos Rumos para um Planeta em Crise" (Ed.Globo, 2012); "Mundo Sustentável - Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em transformação" (Ed.Globo, 2005) e “Espiritismo e Ecologia” (Ed.FEB, 2009); Coordenador editorial e um dos autores do livro "Meio Ambiente no século XXI" (Ed.Sextante, 2003). Durante 16 anos foi âncora e repórter do Jornal das Dez da Globo News. Desde abril de 2012, vem atuando como repórter da TV Globo. Durante 3 anos foi colunista do Jornal da Globo onde apresentou o quadro “Sustentável”, com séries especiais gravadas na China, na Alemanha, e várias partes do país. É editor-chefe do programa Cidades e Soluções, da Globo News, comentarista da Rádio CBN e colaborador voluntário da Rádio Rio de Janeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário