quinta-feira, 7 de maio de 2020

Nossa imprudência e 'lockdown', por Ana Echevenguá



Embora o número de mortos aumente diariamente, o #fiqueemcasa ta caindo no esquecimento. Então, várias cidades brasileiras já adotaram, por força da pandemia, o  lockdown.

O que é isso? É o isolamento compulsório, obrigatório, imposto por autoridades, com regras rígidas para que a população fique  em casa. Por enquanto, estamos vivendo um isolamento social voluntário: podemos sair de casa, se quisermos.

Por que isso já está ocorrendo no Brasil?  Porque está difícil evitar a contaminação pelo coronavírus; porque os números de infectados e de mortos aumentou – falam que é dez vezes maior do que os dados oficiais; porque o sistema de saúde não tem condição de atender a todos os infectados e, enquanto isso,  estamos vivendo um isolamento flex. 

As falhas do Brasil na luta contra a pandemia foram apontadas pela  BBC News Brasil -https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52551974#. Após ouvir especialistas da área de saúde, elencou estas:

1. Adesão irregular ao isolamento social e livre circulação de pessoas nos feriados – muitas pessoas, de forma irresponsável, estão nas ruas, em festas, em shopping center... Como se a pandemia não existisse ou que o singelo uso da máscara salve vidas! 


2. Quarentena flex – o cenário político-partidário ‘apropriou-se’ das decisões sobre a pandemia sem observar os pareceres da área da saúde  e alguns governantes decidiram pelo retorno das atividades econômicas. No embate Economia X Saúde está ganhando a primeira em disparada. 

3. Comportamento do Presidente da República - em claro desrespeito às regras da OMS  sobre o distanciamento social, incentiva os demais a fazer o mesmo.  

4. Dissonância entre os governantes -  Para a BBC News, não há entendimento entre os governantes sobre a necessidade do isolamento social para o achatamento da curva de infecções. É Brasil, né? E a pandemia virou tema de disputa em ano de eleição, gerando insegurança e mais isolamento flex. Culpa exclusiva dos governantes? Não... estão lá por nossa vontade, por força do nosso voto. Ou seja, mais uma irresponsabilidade nossa!

5. Troca do Ministro da Saúde dificultou adesão da população – como falei antes, a pandemia virou disputa político-partidária num país que nunca se preocupou com a saúde da população. 

6. Notícias falsas e promessas de curas milagrosas que desviam atenção do isolamento - Ou seja, estamos numa espécie de ‘terceira guerra mundial’ e tem gente negando esta realidade tão dura, adotando posturas irresponsáveis. 

Infelizmente, muitos não entendem que o contato com outro ser humano pode ser letal, neste momento; que o contágio é fácil. 



Assim, em virtude de tanta imprudência, negligência e imperícia, teremos mais intervenção em nossas vidas, em nossos direitos, com a implantação de medidas mais enérgicas para evitar o crescimento do contágio, que está levando os brasileiros à morte.

Evite o lockdown, fique em casa, se puder! Sei que não é fácil, mas temos que aceitar que, no momento, a única forma de evitar o contágio é o isolamento. 

Apesar de contarmos com cientistas consagrados, fortalecidos pelas Bênçãos Divinas, que trabalham arduamente em busca da cura, esta ainda não foi encontrada. Portanto, #fiqueemcasa é a melhor solução!

Em nome da nossa sobrevivência e dos que amamos, precisamos ser responsáveis.   

Dalai Lama, ao falar sobre a pandemia, pediu-nos isso: mais responsabilidade que oração. Lembrou-nos que não basta rezar, que  “um ato compassivo ou construtivo, seja trabalhando em hospitais ou obedecendo à quarentena, tem o potencial de ajudar a todos.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário