Há algumas frases significativas que uso quando alguém me fala que está insatisfeito com sua situação financeira, por exemplo. O advogado, além de promover a Justiça, tem que ouvir, ajudar, informar, amparar... Na nossa frente, muitas vezes, há um ser humano dilacerado, sem entender os motivos e extensão de seu problema.
Uma delas é “Deus proverá!”
Mas, o que é Deus? “Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas”, segundo o Livro dos Espíritos.
E ‘prover’ significa abastecer-se do necessário.
Os que entendem que há algo além da matéria neste mundo, percebem que a Providência Divina nos fornece gratuitamente tantos recursos: o sol, o oxigênio no ar, a água da chuva...
Da mesma forma, ela nos permite a posse de alguns bens materiais, na forma de empréstimo, que devem ser usados para a construção da nossa felicidade e, ainda, da felicidade dos outros.
Fica mais fácil entender este empréstimo quando nos deparamos com a morte, do desencarne. Além de não levarmos nenhum bem, estes são transferidos conforme o Direito determina.
Deus também nos empresta a inteligência, a autoridade e títulos adquiridos, a capacidade técnica de produzir, ou seja, todas as ferramentas essenciais para sermos úteis, prestar ajuda e serviços, ensinando ou socorrendo... Repito: são posses provisórias que viabilizam a nossa possibilidade de ajudar a nós mesmos e ao outro.
Chico Xavier ensinou-nos que possuímos os recursos financeiros coerentes com as nossas necessidades; nem mais nem memos, mas o justo para as nossas lutas terrenas.
Atenção: recebemos ajuda para podermos ajudar e não para ficarmos deitados em berço esplêndido; é dando que se recebe!
Assim, à medida que despertamos para o nosso objetivo espiritual, ou propósito de vida, melhor utilizamos nossos bens e, assim, cooperamos com a construção de um mundo melhor.
Então, sempre que a ideia de escassez surgir na sua mente, troque por pensamentos positivos, voltados pra abundância e pra prosperidade, reforçando a tua forte disposição em ajudar. Quanto mais dádiva, mais benção recebida!
Desta forma, Deus sempre proverá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário