domingo, 20 de dezembro de 2015

Espíritos de boa vontade neste mundo!!... - artigo de Ana Echevenguá





Ana Echevenguá

“Os tumultos que aturdem os homens e as lutas que se travam em toda parte poderiam ser evitados, ou pelo menos contornados, se os homens mantivessem o espírito de boa vontade, uns para com os outros”. Joanna de Angelis

Ao contrário do que tentam nos convencer – nas mensagens tão objetivas da Mídia Dominante – estamos cercados de pessoas boas, bem intencionadas, com capacidade de amar e de fazer o bem. Saul Katz sempre dizia que ‘uma manchete mostrando uma criança ajudando uma velhinha a atravessar a rua não vende jornal’. Grande sábio!


Buenas, um tumulto em minha vida: perdi minha carteira profissional. Expedida pela OAB/SC. Que angústia! Primeiro, a procura em todas as bolsas e cantos da casa... depois, o que fazer para obter a segunda via? Apesar do ótimo atendimento da nossa entidade de classe, este transtorno exige gasto de tempo útil e de dinheiro.



Vencidas estas etapas, resta-me tão somente esperar pela chegada da nova carteira – em meados de janeiro de 2016 -  porque não é confeccionada em Florianópolis. Claro que isso não é fácil... Mas, de uns tempos pra cá, convivo com as tantas lições pragmáticas de Joanna de Angelis. E uma delas quase que virou um mantra no meu cotidiano: Deus te colocou no melhor lugar para o teu progresso moral e espiritual”.

Aí, quando este problema já parecia solucionado e eu estava resignada com ‘a falta que ela me faz’, recebi uma mensagem de minha amiga Giovanna Massaro: “Ana, tua carteira da OAB está no nosso café. Guardaram-na pra ti’.

Que alegria! E que vontade de chorar de alegria! Tenho amigos, bons amigos, espetaculares parceiros de caminhada... estou cercada de seres humanos bons, com “espírito de boa vontade, uns para com os outros”.

O “nosso café” a que ela se referiu é o “Café & Prosa”, em Canasvieiras, Florianópolis-SC. Onde tem um cantinho que carinhosamente denomino “meu escritório”. Onde o calor humano da família proprietária é sentido em cada gesto e refeição... onde – além de outras delícias - servem a melhor tapioca que já provei... onde eu gosto de sentar, relaxar e dizer a mim mesma: ‘eu mereço estar aqui’.


Gratidão e alegria, amor e confiança na bondade humana... divido com vocês esta experiência que tem o condão de colaborar com meu progresso moral e espiritual...


2 comentários:

  1. Sim, querida, viemos ao mundo para iluminar... Somos mais receptivas à linguagem do coração... E você tem uma lanterna BEM GRANDE nesse processo... Parabéns, pela sua parte e por esse blog...(ANA LUIZA BRASIL)

    ResponderExcluir