quinta-feira, 30 de abril de 2020

Pensamentos e batatas, por Ana Echevenguá


 Nossa Mente é uma ferramenta poderosa. Mais ainda: é uma verdadeira oficina em constante atividade; e em permanente conexão com as demais Mentes, graças ao princípio da Influência Recíproca que rege o Universo. ou seja, projetamos e recebemos imagens e pensamentos, segundo nossa capacidade de assimilação e de sintonia.

A Mente comanda o funcionamento do nosso corpo. Através do pensamento, cultivamos doenças ou preservamos a saúde. Por isso, a importância de cultivar pensamentos edificantes, com foco na paz, na saúde, no bem-estar, no otimismo... 

Na fase primitiva, somos dominados por nossos instintos: comer, dormir, procriar... Mas, à medida que evoluímos, aprendemos a controlar os impulsos que o coração envia ao cérebro, onde se formam os pensamentos. 

Em virtude dessa permuta constante de energias, porque pensamento é energia eletromagnética, conforme pensamos, atraímos pensamentos e vibrações semelhantes, positivos ou negativos.  

É possível, então, que alguns dos nossos pensamentos não sejam exclusivamente nossos. Daí, a importância de examinarmos com cuidado todas as ideias que nos surgem. Fazer uma seleção rigorosa dos pensamentos; isso deve virar hábito.

Emmanuel ensina, no livro Alma e Coração, que “assim como evitamos as batatas deterioradas, toda vez que as ideias não edifiquem, desliguemos as tomadas da atenção, a fim de que nos decidamos a empregar esquecimento e distância com elas”.



Na dúvida, converse com ‘seus botões’, pergunte: que pensamento é este? é meu ou fui intuído? Se for prejudicial, negativo, troque por um bom pensamento...

Sabiam que essas conversas internas podem ser altamente produtivas. Por quê? O Livro dos Espíritos, na questão 218 afirma  que guardamos vestígios dos conhecimentos adquiridos em existências anteriores, que eles chamaram de ideias inatas: “os conhecimentos adquiridos em cada existência não mais se perdem. Liberto da matéria, o Espírito sempre os tem presentes. Durante a encarnação, esquece-os em parte, momentaneamente; porém, a intuição que deles conserva lhe auxilia o progresso...”.

Que maravilha! Muitas respostas aos nossos problemas podem estar dentro de nós, nas nossas ideias inatas... vamos prestar mais atenção à nossa riqueza interior, somando nossas experiências do passado com as adquiridas nesta encarnação.

Aprender a pensar corretamente, além de nos conectar com Deus e com a Espiritualidade Amiga, facilita o nosso processo evolutivo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário