quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Reconcilia-te com teu irmão, por Ruth Costa




Jesus nos ensinou: “não julgueis a fim de que não sejais julgados, aquele que estiver sem pecado, lhe atire a primeira pedra”.

Entenderam a mensagem? Só atire a primeira pedra se não tiver pecados. Por isso, não devemos julgar os nossos semelhantes, nem censurá-los. Antes disso, devemos olhar para dentro de nós mesmos. Ou alguém aqui é tão puro que se ache superior aos demais?

Mas, o que é pecado?

É toda e qualquer atitude que contrarie as leis de Deus.

Todos nos temos más tendências, defeitos a corrigir... temos um fardo a carregar. Para alguns, mais pesado; para outros, mais leve. Estamos vivendo esta encarnação para melhorarmos. Este deve ser o nosso propósito. 

Sendo assim, quando vamos olhar para nós mesmos e parar de julgar nosso semelhante, apontando o dedo para suas atitudes?

Devemos, sim, olhar para nossos sentimentos, pensamentos e atitudes. Muitas vezes, achamo-nos superiores aos demais, somos orgulhosos... Se não nos modificarmos, atrairemos para nós  o peso da Justiça Divina. 

O verdadeiro caráter da caridade é a modéstia e a humildade. Devemos deixar as criticas de lado, parar de supervalorizar os defeitos dos outros. E focarmos em suas qualidades, embora ninguém seja 100% bonzinho. Há, em todos, aspectos perversos e bons. A bondade e a generosidade é exercício constante e árduo de cada dia.

 O esquecimento das ofensas é próprio de almas elevadas; o rancor é sempre um sinal de inferioridade.

Infelizmente, ainda guardamos mágoas, traumas, dores, ofensas. Mas, aos poucos, através dos ensinamentos do Cristo vamos conseguir galgar o aprimoramento moral e espiritual. 

Quando Jesus diz: “vai e te reconcilia com teu adversário”, ele sugere que devemos esquecer as ofensas,  chegar ao altar de coração limpo para oferecer amor e solidariedade aos nossos irmãos. 



Porém, é preciso urgência porque a morte do corpo, o espirito continua tendo as mesmas sensações. Por isso, devemos nos limpar destas tristezas agora, e seguir a vida com leveza. 

Muitas vezes, a pessoa que nos agride, ofende, magoa, traz pra nossa vida o mal. Mas, é preciso entender que essa pessoa é tão miserável, tão digna de pena, que o mínimo que podemos lhe dar é o nosso perdão!

O perdão lhe torna misericordioso! Com doçura e sabedoria, você  consegue esquecer a ofensa e seguir adiante, tendo misericórdia daquele que lhe tenha ofendido. Porque aquele que não perdoar, não será perdoado por Deus. E ninguém quer isso!  

E se você não conseguir sozinho se limpar destas energias negativas, busque ajuda nas Casas Espiritas. E se perdoe também. 

Afinal, somos todos UM neste Universo. Busquemos viver em paz e levar esta paz aos que estão conosco.



Ruth Costa, palestrante espírita, massoterapeuta, mestre Reiki, terapeuta Xamã, apometrista, thetahealing, benzedeira, artesã, tecnóloga em panificação em alimentação funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário