domingo, 10 de maio de 2015

O jeitinho elogiável da equipe Gol, por Ana Echevenguá




Tenho usado constantemente os serviços da empresa Gol Linhas Aéreas. E me impressiona e emociona o tratamento que sua equipe de trabalho oferece ao cliente. Gentileza, solidariedade e presteza no atendimento facilitam a nossa tramitação nos aeroportos e aeronaves.

Talvez a maior parte dos consumidores de serviços aeroportuários desconheça o que ocorre nos bastidores desses ambientes. De um lado, a pressão da empregadora para o encerramento dos voos na hora aprazada; pressão para atingimento de metas estipuladas pelas empresas; pressão para carregar e acomodar as bagagens nas aeronaves, contando com baixo número de trabalhadores; pressão oriunda da contenção de despesas ou de custos (remuneração baixa, jornada laboral estressante, quadro de empregados reduzido)... de outro lado, a pressão de alguns clientes que não entendem as regras do jogo, que exigem o embarque de bagagem fora dos padrões estipulados, que não respeitam os horários previamente agendados, que não suportam espera em filas gigantescas que – na maior parte das vezes – não é originada pelo atendente que está prestando o serviço naquele momento...

Ainda assim, quando você está na frente de um trabalhador Gol, este mostra um cativante sorriso no rosto e lhe presta um atendimento exemplar e condigno. Demonstra, invariavelmente, diplomacia e paciência. Ao vestir seu uniforme, parece esquecer de seus problemas pessoais ou de  quão estressante e árdua é a sua tarefa de conduzir diariamente milhares de seres humanos – e suas malas e bagagens -, através dos céus do Planeta, aos destinos que elegeram.

Em Florianópolis, especialmente, a equipe de trabalhadores é elogiável. Um grupo pequeno e coeso carrega nos ombros o compromisso de oferecer um atendimento diferenciado ao Cliente Gol. Wellington, Ana Luiza e Renata são alguns que vieram à mente agora. Desculpem os demais, esqueci os nomes embora sempre leia os crachás para identificar as pessoas com quem contato. Mas, no geral, todos são dignos de elogios.

Outro bom exemplo: a equipe atuante em Fortaleza. Para os voos da madrugada, trabalhadores ensolarados e amáveis... após o atendimento, fico com a sensação de que tomei água de coco à beira do mar.
Tudo isso confirma que o Brasil é um divino lugar com divinas pessoas que  carregam dentro de si, cotidianamente, solidariedade e  gentileza. E – de forma abnegada e alegre – contagiam quem está apto a ser contagiado, gerando uma corrente positiva de energia salutar.

Parabéns às equipes Gol dos vários cantos do mundo! E um agradecimento sincero aos que – esquecendo as dores pessoais e os problemas que possa existir no ambiente laboral – dispensam um tratamento humanizado e solícito ao público consumidor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário