segunda-feira, 15 de abril de 2013

Richard Simonetti e Raul Seixas







Ana Candida Echevenguá


“Não diga que a canção está perdida. Tenha fé em Deus. Tenha fé na vida. Tente outra vez!...” – Raul Seixas.


Final de domingo. 14 de abril de 2013. Tive a oportunidade de ouvir o escritor espírita Richard Simonetti*. O auditório do Centro Espírita Irmão Erasto, em Florianópolis-SC, estava cheio. Durante quase duas horas, Simonetti falou sobre "Trabalho, Solidariedade e Tolerância". Após, autografou seus livros.

Além de palestrante, Simonetti é escritor. Possui uma ótima produção literária: são mais de 48 livros, até o momento. Embora não conheça todo o seu trabalho, um dos que mais gosto é “Uma Razão para Viver” (no qual ele deixa claro que o problema fundamental das pessoas é a ausência de motivação existencial, de um ideal que, pairando acima das limitações da Terra, seja a luz capaz de aquecer e iluminar os nossos caminhos).

Gostei imensamente de tudo o que ele falou. Através de um discurso agradável e de fácil assimilação, mostrou-nos que é possível viver cada dia de maneira prazerosa, com amor e caridade. Que, a cada despertar, temos duas opções: ser ou não ser feliz. Simples assim!



Também nos repassou uma receita diária de felicidade. A receita da tia Grace, cujos seis ingredientes são:

“1. Fazer algo de bom por alguém;

2. Fazer algo de bom por si mesmo;

3. Fazer alguma coisa que não goste, mas precisa ser feita;

4. Fazer um exercício físico;

5. Fazer um exercício mental;

6. Orar a Deus, agradecendo pela dádiva da vida e pedindo forças para florecermos a cada dia, neste jardim”.


O que mais me chamou a atenção foi o fato de ele encerrar sua palestra com uma das poesias de Raul Seixas, um dos maiores roqueiros do Brasil. Simonetti recitou pausadamente – em voz alta - todos os versos da obra “Tente outra vez” (reproduzidos abaixo). 

Como fã do eterno Raul, entendo que Simonetti foi brilhante na escolha da poesia. Mas, pensei com meus botões: um palestrante em início de carreira poderia ser criticado por esta iniciativa. Afinal, somos eternos juízes da postura alheia! 


Com isso, reforcei meu pensamento de que a Espiritualidade Amiga atua das mais diversas formas, colaborando sempre pro nosso crescimento e evolução. Suas mensagens para que ‘tenhamos fé em Deus e fé na vida’ nos chegam de todos os cantos do Universo. A cada pequeno milagre. Seja na voz dos nossos amores, numa música, num poema, na magia das flores e dos frutos das árvores, ...  basta prestarmos atenção!



Tente Outra Vez - Raul Seixas

Veja!
Não diga que a canção
Está perdida
Tenha fé em Deus
Tenha fé na vida
Tente outra vez!...

Beba! (Beba!)
Pois a água viva
Ainda tá na fonte
(Tente outra vez!)
Você tem dois pés
Para cruzar a ponte
Nada acabou!
Não! Não! Não!...

Tente!
Levante sua mão sedenta
E recomece a andar
Não pense
Que a cabeça agüenta
Se você parar
Não! Não! Não!
Não! Não! Não!...
Há uma voz que canta
Uma voz que dança
Uma voz que gira
(Gira!)
Bailando no ar

Queira! (Queira!)
Basta ser sincero
E desejar profundo
Você será capaz
De sacudir o mundo
Vai!
Tente outra vez!

Tente! (Tente!)
E não diga
Que a vitória está perdida
Se é de batalhas
Que se vive a vida
Tente outra vez!**


* - Natural de Bauru/SP, Simonetti dedica-se às atividades espíritas a longos anos; aos domingos responde a perguntas dos ouvintes da Rádio Boa Nova; é Vice-Presidente do Grupo Amor e Caridade composto de diversos projetos filantrópicos como albergue, creche, núcleos de periferia onde são atendidas centenas de famílias carentes. Entre eles o "Criança em Ação", centro de fortalecimento e vínculos para crianças e adolescentes; "Projeto Seara da Luz", onde são oferecidos café da manhã, almoço e lanche com atividades de artesanato, esporte, lazer; "Creche Nova Esperança", hoje atendendo a 160 crianças de 1 a 5 anos e 11 meses de idade; "Projeto Girassol", complemento pedagógico, evangelização, grupo de mocidade e bazar; "Projeto Crescer", com atividades pedagógicas, reforço escolar, atividades lúdicas, esportivas, artes, artesanato e informática; "Projeto Colméia", centro de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes.

** - http://letras.mus.br/raul-seixas/48334/

Nenhum comentário:

Postar um comentário