domingo, 8 de dezembro de 2019

Somos projeto de anjos, por Ana Echevenguá




Fiz estas reflexões pensando na minha amiga Aninha, uma menina espetacular que ainda tem dificuldades em acreditar em Deus.
Ah! Eu a entendo porque também já fui assim...

Mas, hoje, Aninha, sei que somos espíritos em evolução! Espíritos dentro de um corpo, desta roupagem de carne e osso, necessária para sobreviver neste Planeta.


Embora Deus tenha nos criado simples e ignorantes, confiou a cada um de nós uma missão específica. Para facilitar nosso caminho para a perfeição, para a felicidade...

Obviamente, Ele aposta no nosso sucesso!

Que maravilha saber disso! Se nosso objetivo é a perfeição, somos, hoje, projetos de anjos.

Assim, com suor, lágrimas e apoio incondicional de nossos guias espirituais, chegaremos, um dia, à perfeição.

O caminho é longo; às vezes cheio de pedras e obstáculos...

Mas, será que existe alguma receita infalível para atingirmos esta perfeição?

Não. Sabe-se que isso ocorrerá através de provas que deveremos enfrentar; e que exigem muito estudo, muito conhecimento... e, muita  ajuda mútua. Afinal, quem sabe mais – encarnado ou desencarnado -, colabora com o progresso do outro.

Todas as provações na escola da Terra são ensinamentos e testes indispensáveis. Bem parecido com ano letivo: estuda, faz prova, passa pra série seguinte... até obter o certificado final.

Segundo Joanna de Angelis, “fadado à perfeição, o Espírito adquire sabedoria mediante as experiências que vive, conquistando, palmo a palmo, os espaços da evolução”.

Assim, vamos, passo a passo, dia após dia, pensando no destino feliz que vamos alcançar. Porque, a cada existência, adquirimos algum progresso intelectual e moral.

Através da leitura de O Livro dos Espíritos, entendi  que chegar à angelitude é bem mais fácil do que imaginava. Primeiramente, porque as leis de Deus estão escritas na nossa consciência (questão 621).
Ou seja, nós aterrissamos neste Planeta sabendo o certo e o errado.
Além disso, podemos facilmente vencer nossas más inclinações mediante “esforços muito insignificantes”. Dizem os Espíritos que basta, para isso, termos vontade (questão 909).

E o que são estas más inclinações? Tudo que não é correto, que é contrário às leis divinas e leis humanas...

Estas verdades foram trazidas pelos Bons Espíritos, que se espalham pela Terra para iluminar os caminhos e abrir os olhos dos cegos.

Aliás, nossos guias espirituais estão sempre nos aconselhando sobre a prática das leis divinas. Basta facilitarmos a conexão com o Mundo Invisível através da nossa mediunidade.

Aninha querida, dentre as leis divinas que regem o homem, está a  lei do progresso. Ou seja, progredir é regra, é lei que deve ser obedecida... Eu nasci para progredir... Segundo a Doutrina Espírita, o progresso  é uma força viva, uma condição da natureza humana.

Cientes, agora, de que  estamos fadados a progredir  naturalmente, através das provas que experimentamos nas sucessivas reencarnações, , não vamos perder a calma ou desanimar diante das agruras do cotidiano...

Para Miramez, a beleza da vida encontra-se na busca desta perfeição. Para ele, cada dia é um novo dia, com novas luzes e possibilidades de evoluir, gerando vida com a luz compatível ao tamanho da alma de cada um.

Da mesma forma, Emmanuel, com paciência e sabedoria, ensinou-nos que “tudo na vida pode ser começado de novo para que a lei do progresso e de aperfeiçoamento se cumpra em todas as direções...”.

Por isso, Aninha, é importante acreditarmos em Deus, na ajuda do Mundo Espiritual e na nossa capacidade infinita de renovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário